domingo, 22 de agosto de 2010

Relembrando a tarefa 1 postada na primeira semana- defina um objetivo programático a partir de uma situação de sua realidade, inicie por delinear as dimensões e componentes analíticos que interessa detalhar, depois construa medidas objetivas e operacionais ( o que você proporia? Por onde começar e que caminho seguir?) Faça uma análise dos indicadores sociais e econômicos que você decidiu serem úteis para atingir o objetivo programático. Defina as fontes de dados destes indicadores. Sistematize uma análise dos indicadores sociais e econômicos que você elegeu e sua adequação para o seu objetivo inicial.




Os indicadores socioeconômicos estudam a situação social de uma determinada população de acordo com textos descritivos e analíticos, tabelas de dados, cartogramas e indicadores específicos, os quais darão subsídios a um ou mais programas sociais já previamente delineados. Neste trabalho abordarei o tema da educação semipresencial e a distância.

A seguir alguns conceitos sobre a EAD:







São dez os itens básicos que devem merecer a atenção das instituições que preparam seus programas de graduação à distância:



1. Integração com políticas, diretrizes e padrões de qualidade definidos para o ensino

1. Superior como um todo e para o curso específico;

2. Desenho do projeto: a identidade da educação à distância;

3. Equipe profissional multidisciplinar;

4. Comunicação/interatividade entre professor e aluno;

5. Qualidade dos recursos educacionais;

6. Infra-estrutura de apoio;

7. Avaliação de qualidade contínua e abrangente;

8. Convênios e parcerias;

9. Edital e informações sobre o curso de graduação à distância;

10. Custos de implementação e manutenção da graduação à distância.



Tendo em vista as considerações anteriores, uma instituição que deseje ofertar graduação a distância com qualidade deverá:



• Conhecer a legislação sobre educação a distância e todos os instrumentos legais que regem o ensino superior, em especial os das áreas escolhidas;

• Atender às orientações do Conselho Nacional de Educação- CNE e aos padrões de qualidade traçados pela SESU/MEC para cada curso superior, respeitando objetivos, diretrizes curriculares nacionais, critérios de avaliação, perfil do profissional, dentre outros, além de explicitar a flexibilização da carga horária e do período previsto para integralização do currículo;

• Considerar também sugestões das entidades de classe, conforme a área do curso proposto;

• Somente começar a oferta da graduação com o parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE, homologado pelo Ministro da Educação (o projeto deve dar entrada na Secretaria de Educação Superior/ MEC para ser avaliado por uma equipe de especialistas na área e em educação a distância; segue, então, com informe técnico-pedagógico, para o CNE que emite parecer de credenciamento da instituição e autorização do curso. Esse parecer deve ser homologado pelo Ministro da Educação);

• Participar das avaliações nacionais dos cursos superiores de graduação;

 Respeitar as exigências que a Lei 9.394/96 estabelece para ingresso no ensino superior: classificação em processo seletivo e conclusão do ensino médio ou equivalente (artigo 44, inciso II).



Para analisarmos o seu alcance e melhoramento com relação ao conteúdo e a abordagem e o porquê dos alunos estarem optando por esta modalidade de ensino o primeiro critério é o da comodidade o qual engloba os seguintes critérios:



1. Desenvolvimento de Cursos;

2. Ensino-Aprendizagem;

3. Suporte técnico ao Aluno;

4. Suporte técnico ao Corpo Acadêmico;

5. Possibilidade de estudo em casa e em horários alternativos;

6. Plataforma.



Dentro da plataforma foram levadas em conta as seguintes situações problema e mostraram as seguintes soluções:



1- A estrutura do site do curso permite navegar com facilidade ;

2- O site do curso é confiável, apresentando ausência de falhas e erros, bem como disponibilidade 24 horas;

3- O site do curso disponibiliza agenda com programação de atividades propostas para o aluno;

4- As informações disponíveis no site do curso são objetivas e claras;

5- O curso disponibiliza informações suficientes e suporte adequado desde a admissão até o seu encerramento.

6- Não há nenhuma atividade presencial, para alguns cursos.

7- O tempo de resposta dos tutores em relação às dúvidas dos alunos é um tempo médio.

8- O curso dispõe de recursos que permitem acompanhar o desempenho do aluno.



O quadro abaixo mostra situações e taxas que comparam EAD e a educação presencial:







As seguintes taxas deverão ser levadas em consideração para analise sobre a eficácia do EAD:



1. Gasto médio por alunos;

2. Numero de docentes capacitados em EAD em relação aos alunos;

3. Taxa de permanência na plataforma;

4. Taxa de aprovação;

5. Razões de professores e tutores por aluno;

6. Taxa de desistência.



Todos os dados mencionados deverão ser buscados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Os resultados da pesquisa indicam que os principais problemas do curso a distância, objeto do estudo de caso, relacionam-se com o processo ensino-aprendizagem. A avaliação, realizada pelos alunos e professores, indicam que o fator humano é o responsável pelos maiores impactos negativos quando são introduzidas novas tecnologias de informação nas organizações. Os problemas identificados nesta pesquisa vão aparecer no relacionamento entre todos os atores envolvidos no EAD, ou seja, alunos, tutores, professores, plataforma e a própria internet. Esta parece ser a principal dificuldade, apesar do esforço já feito, em todo mundo, para a melhoria da qualidade destes cursos.







FONTES:



http://www.pr5.ufrj.br/curso_distancia/legislacao/Indicadores_de_Qualidade_do_MEC.pdf



http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356



http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCAQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.cori.unicamp.br%2Fforuns%2Ftecno%2Fevento15%2Fcecilia.ppt&rct=j&q=indices%20sobre%20educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia&ei=XpZdTLD4OMKLuAeXyaS2Bw&usg=AFQjCNHgdckD1eS9oJTWOa7oskTZkYC8JA&sig2=bReiaznLwdHXlJo-8goY4A&cad=rja



http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/1262806996

Nenhum comentário:

Postar um comentário