domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 5 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades de Aprendizagem

1. Escreva, em uma lauda, considerações sobre as vantagens e desvantagens dos diversos modelos de Estado de Bem Estar Social, frente às condições macroeconômicas impostas pela “Nova Ordem Mundial” (globalização, financeirização etc.).


R.: O Estado tem o dever/poder de garantir e assegurar a todos os indivíduos todos os direitos sociais que garantam os vários direitos que vão desde a garantia da propriedade até maior deles que é o direito a vida. Cada Estado adotou e posteriormente adaptou esses vários tipos de serviços públicos que oferecem para a população conforme suas leis e seus costumes, ou seja, patrocinam ou regulam os sistemas nacionais como a saúde e a educação.

Os modelos de Estado de Bem Estar Social propostos por Esping-Andersen são:

a) Regime social-democrata;

b) Regimes democratas;

c) Regime liberal.

Estes regimes discutem os direitos sociais dos indivíduos e a descomodificação da força de trabalho em diferentes níveis, pois o Estado do Bem-Estar Social passou a ser visto como oneroso, inflacionário e inimigo do estado econômico. Diante da Nova Ordem, ou seja, por meio da Globalização, todos sofreriam (sofrem) as conseqüências dos problemas ligados a ordem social que é à diminuição dos serviços oferecidos pelo Estado que, ao final, gera o desemprego. Portanto o regime liberal seria o que se adaptaria ao momento político vivido pelos Estados.

Estes serviços sociais que o Estado oferece nada mais são do que as respostas das decisões e questões políticas e econômicas a que vem modificarem a vida da sociedade. Assim a Globalização se posiciona com nova ordem global. Globalização é: “A globalização da economia, a vertiginosa expansão do comércio internacional, a rapidez dos fluxos de capitais, a crescente autonomização das redes financeiras e de circulação, o imenso poder das sociedades anônimas transnacionais [...]” (COHEN, [s.d.]). A globalização interfere na vida da sociedade e principalmente na vida dos mais pobres. Assim, como as economias estão “conectadas”, as medidas econômicas adotadas em um determinado país podem afetar os outros países. Fora os demais problemas, como por exemplo, a “caça mundial pela mão-de-obra mais barata.

2. Discuta, em uma lauda, as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que hoje encontramos no país.



Em nosso país as ações voltadas para o campo dos direitos sociais só passaram a fazer parte da política no início da década de 1930 (inicio da era Getulista), quando os direitos sociais foram dilatados para um maior numero de pessoas. Desta forma o poder foi centralizado e foram criados e posteriormente instituídos estes projetos que foram estendidos também para os Estados.

Durante os 15 anos de governo de Getulista, houve uma forte industrialização do país, o que trouxe tanto mudanças na estrutura territorial do país, quando na organização da sociedade, porque havia mais empregos nas cidades e as pessoas eram atraídas por este fato. Assim a quantidade de empregados Industriais cresceu e também a concentração de pessoas nas cidades industrializadas.

O problema deixado pela “Era Vargas” que é o da exclusão do mercado de trabalho. Essas pessoas excluídas, tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, dependem diretamente da assistência da sociedade e do Estado nos direitos básicos tais como saúde, educação, habitação, segurança.

Também herdamos a tendência às políticas sociais que possuem características meritocráticas e os programas de assistência social que parte da população. São poucas as ações e muitas as demandas sociais que não possuem representatividade para figurar nas agendas publicas para se tornarem foco de políticas públicas. Muitas questões e problemas sociais são desconsiderados ou ignorados pelo Estado. Eles incomodam a sociedade e já que o Estado não consegue suprir todas essas necessidades, a sociedade tem passado a se responsabilizar pelas ações de promoção de bem estar social através da criação de ONGs e da participação efetiva nas ações do governo.



3. REFERENCIAS

ARRETCHE, M. T. S. Emergência e desenvolvimento do Welfare State: teorias explicativas. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dcp/assets/docs/Marta/Arretche_1996_BIB.pdf.



CHOSSUDOVSKY, M. A. A globalização da pobreza e a nova ordem mundial. Disponível em: http://blog.controversia.com.br/2009/03/01/a-globalizao-da-pobreza-e-a-nova-ordem-mundial-2/.

COHEN, J. L. Sociedade civil e globalização. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52582003000300001&script=sci_arttext&tlng=pt%23tx11.

LUSTOSA, E. M. B.; FERREIRA, M. M. A importância da assistência social na efetivação dos direitos humanos no Brasil. Disponível em: http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/iiencontro/GT-5/GT-05-02.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário