domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 6 - SEMANA 1 – TAREFA 1 - Atividades

1. Escreva, em uma lauda, sobre a atuação da Estratégia de Saúde da Família ESF (antigo Programa de Saúde da Família – PSF) e seu impacto nas necessidades de saúde da população brasileira.


R.: Segundo a enciclopédia eletrônica “Wikipédia” tem-se que:

“A origem do Programa Saúde da Família ou PSF, teve início, em 1994, como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para programar a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Traz, portanto, muitos e complexos desafios a serem superados para consolidar-se enquanto tal.”, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Sa%C3%BAde_da_Fam%C3%ADlia.

Este programa na mais é do que uma estratégia que visa à reorganização da saúde básica, por isso é considerada como uma nova etapa na busca da melhora da prestação dos serviços de saúde para que eles passem a se eficiente, eficaz e atendam efetivamente a população. O PSF tem como principal foque a organização de Equipes de Saúde da Família (ESF) e assim cumprir o princípio da integralidade do SUS que preconiza que a atenção à saúde deve abranger todos os aspectos do ser humano.

Com base nos estudos verifiquei que a ESF está defasada. Mesmo diante de todos os resultados positivos obtidos, como por exemplo, a redução das taxas de mortalidade, em vários outros casos não consegue prestar uma atenção integral à saúde da população. Outro problema é que ele ainda não atingiu seu caráter de promoção da saúde, ainda trabalha-se diretamente na cura e não com o tratamento preventivo, assim há cada vez mais demanda de pacientes já doentes ou invés de mais atuações que previnam as doenças.



2. Discuta, em uma lauda, o modelo de educação fundamental brasileiro e as estratégias governamentais de capacitação de seus professores como interferentes no processo de formação do cidadão. Compare a situação brasileira com pelo menos outra experiência estrangeira.

R.: Em meus estudos, constatei que essa será uma eterna busca, porque muito há que se melhorar na capacitação profissional dos professores, principalmente nos que atuem no setor fundamental já deles emanam as bases da educação infantil. É preciso mantê-los em constante atualização.

No Brasil um dos projetos é o da Educação continuada e segundo o portal do MEC:

“Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. O objetivo da Secad é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação.”, disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

O ensino fundamental no Brasil começa aos seis anos para as crianças e tem duração de 9 anos, inda da 1ª a 9ª série. Segundo a secretária de educação básica: “A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”

Ao observar o sistema de ensino infantil Canadense ele aborda:

“O Sistema de Educação Infantil Maple Bear foi desenvolvido por duas canadenses especializadas em Educação Infantil. Este programa acadêmico tem como base as pesquisas mais recentes sobre a primeira infância, nas quais se constata que o aprendizado global das crianças deve acontecer em um ambiente que busca encorajar o interesse inato que elas têm em aprender. Para estimular as crianças a participarem das atividades na escola, há uma variedade de centros e áreas de aprendizagem, como Matemática, Ciências e Tecnologia, Artes, Conscientização Pessoal e Social, Habilidades Físicas entre outros. Esses centros suprem diferentes necessidades, interesses e faixas etárias de desenvolvimento das crianças.”

Se formos realmente comparar o ensino básico Brasileiro com o que é praticado nos demais países constataremos que ainda há muito que fazer, mas que só de aumentar o tempo da criança na escola já foi um ótimo passo para todos.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Sa%C3%BAde_da_Fam%C3%ADlia

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_psf1.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_familia_panorama_avaliacao_desafios.pdf

http://kanzlermelo.wordpress.com/2008/12/26/estrategia-de-saude-da-familia-esf/

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=7&ved=0CDgQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.nutrociencia.com.br%2Fupload_files%2Farquivos%2FArtigo_Programa%2520Sa%25C3%25BAde%2520da%2520Fam%25C3%25ADlia.doc&rct=j&q=Estrat%C3%A9gia+de+Sa%C3%BAde+da+Fam%C3%ADlia+ESF+%28antigo+Programa+de+Sa%C3%BAde+da+Fam%C3%ADlia+%E2%80%93+PSF%29+&ei=Q70fTIeQBYO88ga5pfCiDA&usg=AFQjCNFqBySxyIfCtFYiRJOAKj0VI1zZGA

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_12_p025-034_c.pdf

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

http://www.rossicomunicacao.com.br/br/release_detalhe.asp?cod_release=162&cod_cliente=47

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=810

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