domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 4 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades de Aprendizagem

Dentre as políticas externa, social, econômica, desenvolvimentista e educacional dos Governos FHC e Lula, escolha uma política, caracterize-a (definir, por exemplo, o que é “política social”) e compare detidamente as diferenças e similaridades desta política entre os dois governos.




Resposta em uma lauda com cabeçalho padrão. Ideal um parágrafo para cada tópico (1º definição da política escolhida; 2º a política de FHC; 3º política de Lula; 4º a comparação; 5º conclusão opcional). As referências (bibliográficas) podem ultrapassar a lauda exigida.

A política social é a política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, voltada para todos os cidadãos, principalmente para os menos favorecidos ou pobres. São as orientações que levam a tomada de decisões em assuntos políticos em beneficio da sociedade.

Na história do nosso país e no decorrer do governo FHC a política social se reduziu “a uma combinação de critérios supostamente científicos para definir a pobreza” (Telles, 1998, p. 14 e 9). Houve uma descentralização das políticas sociais, ou seja, houve a transferência das responsabilidades para os Estados e Municípios e as decisões foram centralizadas no Executivo. Em seu governo foi criado o programa Bolsa-Escola que era um meio de transferência de renda com condicionalidades de freqüência da criança na escola. Assim também foram criados o Auxilio-Gás e o Cartão-Alimentação.

Já no governo “Lula”, as políticas sociais foram continuação do governo FHC e conforme avaliações do primeiro ano de governo, os investimentos em políticas sociais não foram satisfatórios. Exemplo foi o fracasso do programa “Fome Zero” que foi extinto.

A comparação que podemos fazer com relação aos dois governos é que o governo Lula aproveitou vários programas sociais dando seguimentos a eles e iniciando alguns outros. Estas políticas, iniciadas no governo FHC, mostraram o quanto era importante e viável construir uma ampla rede de proteção social. Assim, o governo Lula unificou os programas sociais iniciados no governo FHC no governo Bolsa-Família.

Assim, diante todo o quadro da mudança social que ocorreu e que está ocorrendo no nosso país, percebemos que ambos os governos fizeram com que a visão interna e também externa mudasse. Sabemos que muitas mudanças serão necessárias para haja uma efetiva melhora na qualidade de vida daqueles que realmente necessitam. A política de transferência de renda, a meu ver, é muito positiva sim. Claro que sempre existirão aqueles que realmente vão tentar se beneficiar da situação, mas não é a assim que a maioria faz. Incentivar os programas faz com que o país, bem como o governo, mostre para as classes mais pobres que realmente se importa com sua condição social e isto ajuda e fortalece as pessoas na sua própria existência. Todos os nossos programas sociais têm sido bem vistos fora do país, apesar de haverem vários relatórios que afirmam que mais mudanças ainda serão necessárias. A extensão territorial do nosso país tão grande quanto o problema da distribuição de renda. É preciso mais políticas que façam, ou que pelo menos ajudem, na melhoria da distribuição de renda. Desta maneira os ricos continuaram sendo ricos e os pobres sairão dessa condição e passarão a ter uma vida que realmente possa ser digna.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Lula

http://www.cpihts.com/2003_10_19/Iris%20Oliveira.htm

http://www.ssrevista.uel.br/c_v3n1_politica.htm

http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1807877-pol%C3%ADticas-sociais-fundamentos-hist%C3%B3ria/

http://www.schwartzman.org.br/simon/causasp_files/causasp8.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%BAblica

http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2009/11/01/lula_x_fhc_umacomparacao_honesta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário