domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 3 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades de Aprendizagem

1) Identifique, na sua área de trabalho, um “estado de coisas”. Justifique por que você o considera um “estado de coisas" e não um “problema político”. Que tipo de evento poderia fazer com que esse “estado de coisas” se tornasse um “problema político” e viesse a ser incluído na agenda governamental?


R.: Em meu trabalho o maior problema que temos é com o consumo e o descarte de lixo, pois se consome muito e não se recicla nada. A solução para o problema foi a implatanção da coleta seletiva o que contribui para uma menor degradação do meio ambiente e com a venda do lixo reciclado, estamos obtendo uma renda que mantém os materiais de escritório e, ao final, gera uma grande economia para a empresa, sem contar a política social que nos deixa mais bem vistas no mercado.

Considero o tema um “estado de coisas, pois incomoda, gera insatisfação, tem custo e degrada o meio ambiente, mas não chega a ser um problema político ainda.

Para que o problema do lixo fosse levado mais a sério e de fato a reciclagem do lixo fosse obrigatória em todo o país, e virasse um problema político e entrasse na agenda governamental seria necessário:

a) Mobilização política formada por ações coletivas de atores individuais estrategicamente situados;

b) Constitua uma situação de crise, catástrofe ou calamidade publica;

c) Constitua uma situação de oportunidade na qual algum ator relevante perceba as vantagens a serem obtidas com a solução daquele problema.



2) Usando a internet, faça um estudo da Política de Transferência de Renda com Condicionalidades – Bolsa Família e identifique um mínimo de dois issues.

R.: O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e tem como objetivo erradicação da extrema pobreza e para que a população mais vulnerável à fome conquiste dignidade e cidadania.

Este programa baseia-se em três dimensões essenciais à superação da fome e da pobreza:

a) Promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda à família;

b) Reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimento das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações;

c) Coordenação de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários da Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. São exemplos de programas complementares: programas de geração de trabalho e renda, de alfabetização de adultos, de fornecimento de registro civil e demais documentos.

Ao analisar o programa mais detalhadamente podem-se identificar os seguintes issues:

• Como atender aos princípios igualitários de justiça social nos municípios economicamente pobres pela adoção de uma renda básica universal como o Bolsa Família?

• Refletindo sobre as questões do Programa Bolsa Família, como as políticas sociais determinantes de processos de exclusão ou inclusão social podem ser políticas sociais compensatórias ou emancipatórias?

• Quanto ao critério de avaliação, qual o significado de maior período nas escolas?

• O que se tem acrescentado ao aprendizado das crianças aumentando o período?







Fontes: http://www.sedest.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=14636

http://www.undp-povertycentre.org/publications/mds/6P.pdf

Um comentário:

  1. Excelente postagem, aprendi com esse resultado que a Elisângela postou. Parabéns.

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