domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 6 - SEMANA 1 – TAREFA 2 - Atividades

Discuta em no máximo duas laudas as principais pesquisas amostrais e Institucionais do IBGE, com especial enfoque para as informações municipais


A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é principal provedor de dados e informações do País que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Estatísticas sociodemográficas e econômicas, mapeamentos e análises geográficas são elementos imprescindíveis para diagnosticar e monitorar a dinâmica econômica, demográfica, social e política de uma sociedade, fundamentar ações de planejamento, tanto na área pública como na iniciativa privada, e contribuir para o processo de consolidação da cidadania. Coletar, armazenar, analisar e disseminar informações que descrevam de forma adequada a realidade brasileira, em suas múltiplas dimensões, constitui a tarefa básica da produção técnica do IBGE.

A necessidade destas informações é ainda mais evidente quando se trata de uma sociedade em constante processo de transformação, ocupando um território de grande extensão e caracterizada por fortes desequilíbrios socioeconômicos, cuja expressão espacial mais marcante são as desigualdades regionais.

Segue os resumos das principais pesquisas:



1. “censo ou recenseamento demográfico: é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.”

2. “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): é uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma amostra de domicílios brasileiros que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas da sociedade, como população, educação, trabalho, rendimento, habitação, previdência social, migração, fecundidade, Nupcialidade, saúde, nutrição etc., entre outros temas que são incluídos na pesquisa de acordo com as necessidades de informação para o Brasil. A pesquisa é feita em todas as regiões do Brasil, incluindo as áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá (excluídas até recentemente).”

3. “Pesquisa Mensal de Emprego: Produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longos prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País. Abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.”

4. “Principais Conceitos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED): é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente, desde 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, em convênio entre a Fundação SEADE e o DIEESE. Em parceria com órgãos públicos locais, a pesquisa foi implantada em outras regiões, sendo realizada, atualmente, no Distrito Federal e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte, além de Belém, onde deverá ser retomada em breve.”

5. “Pesquisa de Orçamentos Familiares: A população pesquisada é composta pelas famílias e pelas pessoas moradoras nos domicílios selecionados para a pesquisa. A POF Investiga principalmente: as características dos domicílios (número de cômodos, abastecimento de água, instalação sanitária, total de famílias e moradores, alugado ou próprio, etc.), famílias (total de recebimentos, origem destes recebimentos, sexo do chefe da família, nível de instrução, ocupação, número de componentes das famílias, etc.) e das pessoas; os hábitos de consumo - despesas e quantidades de produtos e serviços efetivamente pagos em dinheiro; as origens dos recebimentos, isto é, fontes de renda: trabalho; O período de realização da POF é de 12 meses. Desta forma, além das despesas realizadas continuamente, durante todo o ano, será possível obter informações sobre certas despesas que se tornam maiores devido às estações do ano (agasalhos no inverno, refrigerantes no verão, material escolar em março, dentre outras) A POF é importante para diversos tipos de estudo, como por exemplo: de consumo, despesas e recebimentos das famílias; de condições de vida das famílias; de composição das famílias (idade, educação e outros atributos de seus componentes); hábitos de consumo; locais de compra.”

6. Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) surgiu no bojo deste processo, isto é, fornecer informações que subsidiem o planejamento municipal, além de propiciar um conhecimento maior dos processos que vêm ocorrendo na escala local por parte dos governos (locais, estaduais e federais), universidades, sociedade civil, etc.

7. “Pesquisa assistência Médica Sanitária: investiga todos os estabelecimentos de saúde existentes no País que prestam assistência à saúde individual ou coletiva, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo aqueles que realizam exclusivamente serviços de apoio à diagnose e terapia e controle regular de zoonoses, com o objetivo básico de revelar o perfil da capacidade instalada e da oferta de serviços de saúde no Brasil.”

8. “Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: Reúne parte dos resultados da pesquisa sobre a oferta e a qualidade dos serviços de saneamento básico no país, com base em levantamento realizado junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e coleta de lixo, nos 5 507 municípios existentes na data da pesquisa.”







FONTES:

http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/prestacaodecontas/relatgestao2004.pdf



http://www1.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#pesquisas



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4HwRzio-NjgJ:www.ibge.com.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php%3Fid_noticia%3D844%26id_pagina%3D1+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:i5JtTpYTsdIJ:www.ibge.gov.br/confest_e_confege/pesquisa_trabalhos/data.php+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ngMLNfazSuoJ:www.comciencia.br/comciencia/index.php%3Fsection%3D8%26edicao%3D33%26id%3D386+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=related:www.nescon.medicina.ufmg.br/ceabsf/ambiente/modules/biblio_virtual/bead/imagem/2012.pdf+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&tbo=1&sa=X&ei=r1xZTOmaDcySuAebuuXDCg&ved=0CEMQHzAI



http://www.ibge.gov.br/comite_estatisticas_sociais/metadados_ibge_gestao.php



http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/default.shtm



http://www.dieese.org.br/pof/pof.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário