domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 3 - SEMANA 2 – TAREFA 1 - Atividades de Aprendizagem

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.


R.: Realizei as uns dois meses um trabalho em minha empresa de conscientização ambiental por meio da reciclagem do lixo e do conteúdo emocional e verbal de todos os funcionários, porque havia brigas internas por causa da desorganização e da sujeira, já a empresa é predominantemente masculina. Por meio da conscientização, educação ambiental, organização, boa vontade e colaboração alcançaram a meta estipulada da redução de lixo, organização visual da empresa e redução das palavras de baixo calão. O Funcionário que mais se destacou recebeu uma cesta básica de presente.



2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R.: Não, porque as atividades privadas são criadas e orientadas de acordo com critério subjetivo de cada empresa, pois elas criam estas “políticas” para melhorem a imagem a sua imagem e isto acabavam favorecendo a coletividade. As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas decisões decorrem objetivamente de leis as quais vinculam todos os que estejam sendo abrangidos por estas medidas.





3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas. Redija uma lista das críticas recebidas.

R.: Essa foi minha definição: Análise de Política tem como objeto os problemas da sociedade com os quais deparam os elaboradores de política (policy makers) e tem como objetivo auxiliar a sua solução por meio políticas públicas necessárias.

Esta definição deixa claro que as políticas públicas surgem da demanda de problemas encontrados na sociedade e que após um estudo minucioso e das diversas influências no meio social é que serão aplicadas as mais eficientes ações para solucionar os problemas sociais.



4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

R.: Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante. O withinput de demanda se distingue dos inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quando as alternativas que são formuladas.

O exemplo de withinput de demanda é o programa “Brasil Unido Contra a Dengue”, porque decorrem de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Já o exemplo withinput de apoio é a efetivação do programa com a ajuda de todos, já todos seguem as normais editadas pelo governo.



5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.

R.: Output que identifiquei foi o da educação a distância uma vez que decorrer de um conjunto de decisões muito bem elaboradas e que modificaram o modo de acesso ao estudo no país.

O impacto que se produziu foi à nova visão sobre a educação, ou seja, a utilização de outras técnicas para o aprendizado e a maior acesso e inclusão da sociedade ao ensino. Esta modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores e alunos estão separados pelo espaço e pelo tempo.

Por meio dela se pode combinar estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. O aluno passa a depender dele mesmo em sua formação (construção do conhecimento).

A educação a distancia reforça autodisciplina e traz as seguintes mudanças para os alunos: Disciplina ao estudar; Organização do aprendizado (tempo), evitando o acúmulo de leituras e exercícios; Envolvimento como em qualquer curso presencial; A participação ativa; Combinação entre estudo e trabalho; Permanência do aluno em seu ambiente familiar; Menor custo por estudante; Diversificação da população escolar; Inclusão social; Autonomia do aluno; Materiais didáticos de alta qualidade; Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio; Apoio com conteúdos; Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade; apoio do pólo; e o apoio incondicional das Instituições de Ensino.

6) Leia o texto Conflito no Pará aguarda ação do governo. Cresce tensão na gleba Nova Olinda, onde omissão dos governos acirra atritos entre comunidades, madeireiros e grileiros. Até quando?

Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/conflito-no-para-aguarda-a-o/

Identifique e caracterize os atores envolvidos, conforme o quadro abaixo:


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