domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 7 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades

Tarefa 2: “Em geral a imagem captada no indicador é uma “modelização” da realidade, isto é, uma representação simplificada de um aspecto da mesma, tão melhor quanto mais específico o aspecto de interesse e quanto mais confiável e precisas forem as informações utilizadas para cômputo do indicador”.


Considerando a afirmativa acima descreva e discuta um exemplo utilizando pelo menos um indicador X situação problema na gestão pública que exemplifique tal afirmação.



Aproveitarei o trabalho anterior para continuar a discussão de acordo com a tabela abaixo:







Abordando um pouco mais do controle de mortalidade infantil, este Consiste na redução na mortalidade das crianças com menos de 1 ano de vida. Seu cálculo é feito crianças com menos de um ano, a cada mil nascidos vivos. O número considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada mil nascimentos. O Brasil hoje ocupa a 116º posição no quadro de incide de mortalidade infantil, com mais ou menos 30 mortes por ano. Com base nestes dados vemos que as políticas que tratam da mortalidade infantil de tem obtido resultados significantes, o que justiça o crescimento da população.


Como já havia descrito, comparando a população brasileira em 1980 com 2000 houve um aumento significativo da população. Mas se observamos a taxa de Crescimento Anual houve uma diminuição.

Analisando um pouco mais verifiquei alguns pontos interessantes sobre a taxa de natalidade. Segundo dados do IBGE, em 1970 a mulher brasileira tinha, em média, 5,8 filhos. Trinta anos depois, ou seja, em 2000 esta média era de 2,3 filhos, com exceção da Região Norte. Nos países desenvolvidos a taxa média era de 1,5 filhos.



Estas reduções tem se dado porque o país vem investindo fortemente em ações da mortalidade infantil, o que ajuda a aumentar a população. Porém quando falamos em controle de natalidade, o país também tem investidos em várias ações, como por exemplo, em métodos contraceptivos e também em campanhas publicitárias como forma de conscientizar a população.

Em meus estudos pude perceber que se os dados continuarem assim, em muito pouco tempo, a taxa de crescimento anual será de 0% ao ano. E, de acordo com dados do IBGE de 2006, as maiorias dos casais já estavam tendo em média dois filhos fazendo com que a taxa limite de reposição seja atingida e aproximando o Brasil das taxas dos países desenvolvidos.



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_natalidade_natural

http://www3.aneel.gov.br/atlas/atlas_1edicao/atlas/aspectos_socioeco/11_2_indicadores.html

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QIyfaOJfZIEJ:www.brasembottawa.org/prt/brasil_en_resumo/documents/IndiSocioecono.doc+indicadores+socioecon%C3%B4micos+Popula%C3%A7%C3%A3o+e+Taxa+Anual+de+Crescimento&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=mortalidade+infantil&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=87ebf4a2b07d283c

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_natalidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_pa%C3%ADses_por_taxa_de_natalidade

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/fecundidade.html

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/09/14/297729380.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário