quarta-feira, 28 de abril de 2010

TAREFA 1: "O PAPEL DO ESTADO E DA SOCIEDADE CIVIL" – I


Para entendermos o porquê de no Brasil o Estado não funcionar de maneira adequada para atender nossas necessidades é necessário rever a história do nosso país. Nossos colonizadores vieram com intenção de explorar nossas riquezas. Depois, na época do império o latifundiário. Agora as empresas. O certo é que a economia brasileira só funciona efetivamente para aqueles que detêm o poder e os interesses da população ficam sempre em segundo plano. É lamentável, mas fomos “criados” para sempre termos vantagens em tudo o que fazemos.
O mecanismo de arrecadação de dinheiro pela máquina pública é eficiente graças a nossa alta carga tributária. Isto é o que mantém a máquina pública em funcionamento.
Essa estrutura, por alguns doutrinadores, é comparada a estrutura de países desenvolvidos, porém no Brasil não se consegue realizar os investimentos necessários porque quase toda a arrecadação se perde no “caminho” quando volta em forma de serviços para a população.
O nosso Estado “prefere” ajudar ou mesmo investir nos menos necessitados, ou seja, nas grandes empresas, com uma parcela grande de dinheiro e assim os nossos Gestores pouco ou nada fazem para reduzir a desigualdade de renda, pois os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Em contra partida a prestação de serviços públicos e cada vez mais inadequada. E sem contar que muito pouco se investe em infra-estrutura e em tecnologia e assim temos menos possibilidades de redução de custo operacional, menos renda e menos impacto ambiental.
Acredito que para que a máquina pública funcione definitivamente é necessário que as contas públicas sejam devidamente equilibradas, ou seja, que se gaste bem o dinheiro público e não que se arrecade mais porque o papel do Estado como regulador econômico para que o país cresça na medida certa e de maneira adequada, fornecendo suporte tanto para as empresas, quanto para sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário