quarta-feira, 28 de abril de 2010

Faça uma resenha, Apontando as principais mudanças produzidas na atuação do Estado ao longo do século XX de acordo com matrizes teóricas estudas.


O Estado passou por grandes transformações no século XX devido às mudanças de comportamento da sociedade as quais foram diretamente influenciadas pelas idéias “Iluministas”, corrente que reorganizou a estrutura do Estado.
Antes o Estado era Aristocrata, ou seja, governavam somente “os melhores”. Neste regime político o governo ou autoridade estava nas mãos de uma classe constituída por pessoas que se consideram como formando uma “casta” ou elite em razão da sua nobreza, de sua fortuna, de sua bravura, de seu talento. Pode ser ainda eletiva ou hereditária, se os membros do governo que se constituírem são escolhidos dentro desta classe, ou se está concentrado em mãos de uma  família ou de várias, de modo que somente o nascimento dê direito à sucessão política, excluindo-se, todos aqueles que não descendem dela. Também defendia que as produções das riquezas dependiam fundamentalmente da terra. As demais atividades econômicas era apenas um simples desdobramento da riqueza produzida em terra. Além disso, a economia não poderia sofrer a intervenção do Estado, pois teria formas naturais de se organizar e equilibrar.
O iluminismo, o qual se derivou do pensamento renascentista, surgiu como forma de oposição ao regime aristocrata. A difusão do iluminismo acabou abrindo portas para novas interpretações da economia e do governo. Todos os pensadores do iluminismo fizeram a diferenciação entre direito público e de seus fundamentos e natureza do poder do Estado e sociedade civil, entre a esfera pública e a esfera privada. Essa nova forma de pensamento não só contribuiu para o desenvolvimento da divisão do Estado, mas também dos campos no campo da Física, da Matemática, da Biologia e da Química. Ao mesmo tempo, o iluminismo influenciou as monarquias nacionais que viam com bons olhos os princípios racionalistas defendidos pelo iluminismo. Essa adoção dos princípios iluministas por parte das monarquias empreendeu uma modernização do aparelho administrativo com o objetivo de atender os interesses dos nobres e da burguesia nacional. Estes princípios seriam os da igualdade entre os indivíduos e os que não poderiam ser restritos seriam o direito à liberdade e a propriedade. Os filósofos naturalistas em busca do poder político que fosse aplicada a toda humanidade elaboraram a declaração Universal dos Diretos Humanos. Essa divisão do Estado bem como a declaração dos direitos humanos predominam até hoje. O iluminismo motivou as revoluções burguesas que trouxeram o fim do Antigo Regime e a instalação de doutrinas de caráter liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário