quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UM POUCO SOBRE MINHA CIDADE: ELÓI MENDES - MG




HISTÓRIA
A povoação surgiu na metade do século XVIII.
Alguns desbravadores chegaram a uma paragem às margens de um ribeirão. O clima era agradável, a água farta e saudável e as terras férteis. Mas o local tinha um inconveniente: era infestado por nuvens de um mosquito hematófago chamado Mutuca. Por conta disso o ribeirão e as terras às suas margens passaram a ser chamadas de Mutuca.
1792. É a primeira data conhecida em documento autêntico referente à existência da história de Elói Mendes. Surgiu de um povoado chamado Mutuca, passando mais tarde a Espírito Santo da Mutuca, depois Espírito Santo do Pontal, posteriormente teve sua denominação reduzida a Pontal. Pela lei mineira nº 556 de 30 de agosto foi criado o Município desmembrado de Varginha, data esta comemorada anualmente como aniversário do município. Teve seu nome mudado de Pontal para Eloy Mendes em homenagem ao Sr. Major Joaquim Eloy Mendes (1827-1913), que era um grande benemérito desta localidade e barão do Império do Brasil, nomeado em 27 de junho de 1888 pelo Imperador D. Pedro II. Capitalista e fazendeiro de grande habilidade política, promoveu o progresso e recebeu o título de Barão da Varginha em 1888 às portas da República. Em 1909 construiu a 1ª Escola Pública, 1911, dois anos antes de sua morte, assistiu a emancipação Político-Administrativa e a definição das terras do Município que recebeu o nome de Elói Mendes.
CULTURA
A história e a vida de Elói Mendes não se compreendem sem os Rios Verde e Sapucaí, que foram descobertos pelos bandeirantes no século XVII.
A cidade ainda guarda algumas construções do século XIX.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é o exemplo mais significativo, importante referência da arquitetura religiosa surgida com a visão cristocêntrica imprimida a certos setores da Igreja Católica ainda na primeira metade do século XIX. A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em estilo neo-românico, com uma área de 50m de comprimento por 22m de largura. Sua torre de 55 metros e 20 cm, uma obra de arte da engenharia, imagens portuguesas do século XIX esculpidas em madeiras nobres, parâmetros europeus, alfaias francesas, peças alemãs, italianas, o que havia de melhor foi adquirido para o culto do Senhor.
Elói Mendes é conhecida por acolher tão bem a todos os que visitam e por guardar suas tradições festivas, culturais, folclóricas e que marcam o calendário do município, ocasião de mobilização e participação popular.
Festas Cívicas e Religiosas: Carnaval (Melhor Idade, Lavada da Creuza), Semana Santa, Torneio 1º de Maio de Futsal, Festa de São Cristóvão, Encontro Mineiro de Motociclistas, Aniversário da Cidade, Semana do Meio Ambiente, 7 de Setembro,  Feira Cultural, Semana Cultural, Festival de Dança.
Manifestações Folclóricas: Pastorinhas - Folias de Reis.
EDUCAÇÃO       
A educação no Município de Elói Mendes está passando por um profundo processo de transformação, reformulação de suas práticas e reconstrução de seus paradigmas. O desafio é realizar esta tarefa de modo responsável e democrático, com base em princípios humanísticos e na fundamentação teórica, bem como em sintonia com a realidade de nossa cidade e a experiência de nossos educadores.
Rede de Ensino (Municipal, Estadual e Particular):
03 Creches de 0 a 3 anos
06 Escolar de Pré-Escolar de 4 e 5 anos.
08 Escolas de Ensino Fundamental: Fase Introdutória à 4ª Série.
08 Escolas de Ensino Fundamental: 5ª a 8ª Série
02 Escolas de Ensino Médio
01 Escola de Ensino Superior: Normal Superior e Curso de Pós-Graduação.
Cursos de Graduação; Aproveitamento de Estudos para 2ª Licenciatura
Cursos Profissionalizantes: Auxiliar de Enfermagem e Segurança do Trabalho
- Pró Letramento - Direcionado aos professores das séries iniciais;
- Oratória;
- Gestão Empresarial;
- Libras;
- Interação Medicamentosa;
- Auxiliar de Farmácia
LOCALIZAÇÃO:
O Município de Elói Mendes situa-se na zona sul do Estado de Minas Gerais. A área do Município é de 498,68 Km2 Tem posição privilegiada em relação às principais capitais do sudeste. Está localizado a 335 km de Belo Horizonte, 330 km de São Paulo, 407 km do Rio de Janeiro e a 902 km de Brasília.
Uma cidade acolhedora, chamada às vezes, de Cidade Jardim, às vezes, a Pérola do Sul de Minas acolhe seu povo com carinho e se orgulha de sua História.
Uma cidade que não perdeu sua tradição religiosa: que respeita a cultura popular: que se estrutura na agropecuária: que agiliza nos seus limites, o comércio, a indústria. Elói Mendes é uma cidade onde sua gente ainda pode viver tranqüilamente, tendo uma paisagem nobre. Uma cidade limpa, sem violência. O café é considerado importante propulsor da economia local, bem como a agropecuária, leite e corte e a produção de cereais. Nas últimas décadas, surgiram empresas e o comércio cresceu, aumentando as opções de investimentos em Elói Mendes. Em 2005 com uma população estimada pelo IBGE, de 24.161 habitantes, sendo 4.892 na zona rural.
Hoje, há de se analisar que é realizado em prol da comunidade. O atendimento na saúde, na educação, nos setores sociais. Não se mede mais a grandeza de uma cidade pelo seu número de habitantes, mas sim pela qualidade de vida e pela capacidade do município em se adequar aos novos ares de modernidade.
No ramo industrial, o município conta com fábricas de tubos de papelão, móveis e colchões, artefatos de cimento, fios e linhas, tecidos, cartões magnéticos e armazéns gerais de café.
ASPECTOS NATURAIS: Ligado à Microrregião de Furnas. Situado entre os Rios Verde e Sapucaí, ambos pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Grande, tendo ao fundo a Represa de Furnas.

Dados do Site: http://www.eloimendes.mg.gov.br/eloimendes.php, acesso dia 16 de dezembro de 2009.

POR ELISANGELA ZATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário