quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As 100 melhores Leis de Murphy

1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
2. Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.
3. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.
4. Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.
5. Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que causar mais prejuízo.
6. Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.
7. Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:
a) interpretá-lo mal. b) falsificá-lo. c) dizer que já o tinha previsto em seu último relatório.

8. Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.
9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.
10. Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é ruim, acontece.
11. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.
12. As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho.
13. Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.
14. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.
15. Quando te ligam: a) se você tem caneta, não tem papel. b) se tem papel não tem caneta. c) se tem ambos ninguém liga.
16. A Natureza está sempre à favor da falha.
17. Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.
18. Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.
19. Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar uma canelada.
20. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.
21. A única falta que o juiz de futebol apita com absoluta certeza é aquela em que ele está absolutamente errado.
22. Por mais bem feito que seja o seu trabalho, o patrão sempre achará onde criticá-lo.
23. Nenhum patrão mantém um empregado que está certo o tempo todo.
24. Toda solução cria novos problemas.
25. Quando político fala em corrupção, os verbos são sempre usados no passado.


26. Você nunca vai pegar engarrafamento ou sinal fechado se saiu cedo demais

para algum lugar.



27. Os assuntos mais simples são aqueles dos quais você não entende nada.



28. Dois monólogos não fazem um diálogo.



29. Se você é capaz de distinguir entre o bom e o mal conselho, então você

não precisa de conselho.



30. Ninguém ficará batendo na sua porta, ou telefonando para você, se não

houver trabalho algum a ser feito.



31. O trabalho mais chato é também o que menos paga.



32. Errar é humano. Perdoar não é a política da empresa.



33. Toda a idéia revolucionária provoca três estágios: 1º. é impossível -

não perca meu tempo. 2º. é possível, mas não vale o esforço 3º. eu sempre

disse que era uma boa idéia.



34. A informação que obriga a uma mudança radical no projeto sempre chega ao

projetista depois do trabalho terminado, executado e funcionando

maravilhosamente (também conhecida como síndrome do: "Porra! Mas só

agora!!!").



35. Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios

sabe apenas a média.



36. Inteligência tem limite. Burrice não.



37. Seis fases de um projeto: Entusiasmo; Desilusão; Pânico; Busca dos

culpados; Punição dos inocentes; Glória aos não participantes.



38. Conversas sérias, que são necessárias, só acontecem quando você está com

pressa.

39. Não se dorme até que os filhos façam cinco anos.



40. Não se dorme depois que eles fazem quinze.



41. O orçamento necessário é sempre o dobro do previsto. O tempo necessário

é o triplo.



42. As variáveis variam menos que as constantes.



43. Pais que te amam não te deixam fazer nada. Pais liberais, não estão nem

ai para você.



44. Entregas de caminhão que normalmente levam um dia levarão cinco quando

você depender da entrega.



45. O único filho que ronca é o que quer dormir com você.



46. Assim que tiver esgotado todas as suas possibilidades e confessado seu

fracasso, haverá uma solução simples e óbvia, claramente visível a qualquer

outro idiota.



47. Qualquer programa quando começa a funcionar já está obsoleto.



48. Nenhuma bola vai parar em um vaso que você odeia.



49. Só quando um programa já está sendo usado há seis meses, é que se

descobre um erro fundamental.



50. Crianças nunca ficam quietas para tirar fotos, e ficam absolutamente

imóveis diante de uma câmera filmadora.



51. Nenhuma criança limpa quer colo.



52. A ferramenta quando cai no chão sempre rola para o canto mais

inacessível do aposento. A caminho do canto, a ferramenta acerta primeiro o

seu dedão.



53. Guia prático para a ciência moderna: a) Se se mexe, pertence à biologia.

b) Se fede, pertence à química. c) Se não funciona, pertence à física. d) Se

ninguém entende, é matemática. e) Se não faz sentido, é psicologia.



54. O vírus que seu computador pegou, só ataca os arquivos que não tem

cópia.



55. O número de exceções sempre ultrapassa o numero de regras. E há sempre

exceções às exceções já estabelecidas.



56. Seja qual for o defeito do seu computador, ele vai desaparecer na frente

de um técnico, retornando assim que ele se retirar.



57. Se ela está te dando mole, é feia. Se é bonita, está acompanhada. Se

está sozinha, você está acompanhado.



58. Se o curso que você desejava fazer só tem n vagas, pode ter certeza de

que você será o candidato n + 1 a tentar se matricular.



59. Oitenta por cento do exame final que você prestará, será baseado na

única aula que você perdeu, baseada no único livro que você não leu.



60. Cada professor parte do pressuposto de que você não tem mais o que

fazer, senão estudar a matéria dele.



61. A citação mais valiosa para a sua redação será aquela em que você não

consegue lembrar o nome do autor.



62. Caras legais são feios. Caras bonitos não são legais. Caras bonitos e

legais são gays.



63. A maioria dos trabalhos manuais exigem três mãos para serem executados.



64. As porcas que sobraram de um trabalho nunca se encaixam nos parafusos

que também sobraram.



65. Quanto mais cuidadosamente você planejar um trabalho, maior será sua

confusão mental quando algo der errado.



66. Tudo é possível. Apenas não muito provável.



67. Em qualquer circuito eletrônico, o componente de vida mais curta será

instalado no lugar de mais difícil acesso.



68. Qualquer desenho de circuito eletrônico irá conter: uma peça obsoleta,

duas impossíveis de encontrar, e três ainda sendo testadas.



69. O dia de hoje foi realmente necessário?



70. A luz no fim do túnel, é o trem vindo na sua direção.



71. A vida é uma droga. E você ainda reencarna.



72. Se está escrito "Tamanho Único", é porque não serve em ninguém.



73. Se o sapato serve, é feio!



74. Nunca há horas suficientes em um dia, mas sempre há muitos dias antes do

sábado.



75. Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.



76. A beleza está à flor da pele, mas a feiúra vai até o osso!



77. A informação mais necessária é sempre a menos disponível.



78. A probabilidade do pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é

proporcional ao valor do carpete.



79. Confiança é aquele sentimento que você tem antes de compreender a

situação.



80. A fila do lado sempre anda mais rápido.



81. Nada é tão ruim que não possa piorar.



82. O material é danificado segundo a proporção direta do seu valor.



83. Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.



84. No ciclismo, não importa para onde você vai; é sempre morro acima e

contra o vento.



85. Por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre na

frente.



86. Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai.



87. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.



88. Você sabe que é um dia ruim quando: O sol nasce no oeste; você pula da

cama e erra o chão; o passarinho cantando lá fora é um urubu; seu bichinho

de cerâmica te morde.



89. Por que será que números errados nunca estão ocupados?



90. Mas você nunca vai usar todo esse espaço de Winchester!



91. Se você não está confuso, não está prestando atenção.



92. Na guerra, o inimigo ataca em duas ocasiões: quando ele está preparado,

e quando você não está.



93. Tudo que começa bem, termina mal. Tudo que começa mal, termina pior.



94. Amigos vêm e se vão, inimigos se acumulam.



95. "Pilhas não incluídas"



96. Você só precisará de um documento quando, espontaneamente, ele se mover

do lugar que você o deixou para o lugar onde você não irá encontrá-lo.



97. As crianças são incríveis. Em geral, elas repetem palavra por palavra

aquilo que você não deveria ter dito.



98. Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele.



99. Toda partícula que voa sempre encontra um olho.



100. Um morro nunca desce.

domingo, 22 de agosto de 2010

Módulo 8 - SEMANA 1 – FÓRUM 1 E 2

1. Por que descentralização e Democracia não são necessariamente sinônimas?


Porque a descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. E já democracia é o governo do povo, pelo o povo e para o povo

2. Você saberia dar exemplos de situações em que a descentralização resultou em menos Democracia?

Vou Citar um trecho do artigo “A DESCENTRALIZAÇÃO, EM DEZ PROVOCAÇÕES...”, disponível em: http://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/cursos_sesap2/TEXTO%20PARA%20EXERC%C3%8DCIO-Descentralizacao%2010%20coisas.pdf

“Ao contrário, por exemplo, de democracia, existe de fato uma “descentralização à brasileira”, não propriamente no sentido conceitual, mas, com certeza do ponto de vista operativo. Com efeito, o estágio atual do processo de descentralização de políticas públicas no país, particularmente na área da saúde, reflete um contexto político e institucional, além de uma cultura e de uma história específica. Isso torna difícil a comparação do que ocorre no Brasil com aquilo que se passa em outros países, embora possam ter ocorrido influências recíprocas. Dois fatores, pelo menos, devem ser considerados na descentralização brasileira: a arraigada história de centralismo presente em nossas instituições, desde o período colonial, bem como o caráter altamente peculiar da federação nacional, com forte autonomia dos estados e dos municípios.”

3. De outro lado, como a descentralização pode ser crucial para a Democracia?

Na descentralização política, que ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que decorrem do ente central, que é crucial para a atuação do governo. É a situação dos Estados, Distrito Federal e Município, pois cada um deles detém competência legislativa própria que não decorre da União.

E também na descentralização administrativa, que é aquela que ocorre quando as atribuições que os entes descentralizados exercem só têm valor jurídico que lhe atribui o poder central.

Em suma, a descentralização visa à agilização da prestação do serviço público para a coletividade.

1. Por que a Democracia Representativa é fundamental, mas insuficiente?

Democracia representativa é o sistema político em que os eleitores delegam a representantes (vereadores, prefeitos, Governadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores e Presidente da Republica), por alguns anos, o poder de decidir, por todos nós, as leis e diretrizes que deveremos todos sujeitar. A democracia representativa se justificava porque seria impossível reunir milhões de eleitores num mesmo local para votar e tomem as decisões em assembléia.

A democracia como valor universal não existe e nem pode existir, pois temos que chegar a sua essência e ver a quem beneficia. Na realidade a verdadeira e legitima Democracia ainda é uma grande utopia. As eleições não fazem uma democracia. A Democracia não é feita apenas de eleições, mas também da possibilidade real da absoluta maioria da população participar da direção e gestão dos assuntos públicos e sociais. Não há como criar um modelo único que atenda a todos os países, dentro destes países, atenda todas as regiões. Cada povo busca construir a democracia de acordo com as suas próprias realidades políticas, sociais e econômicas sempre objetivando assegurar a soberania e a independência nacional. É preciso pensar bem no que seja realmente uma verdadeira Democracia.

Complementando o meu raciocínio:

“A Assembléia Popular é um fórum brasileiro criado com o objetivo de construir um processo político de democracia direta e ser também um espaço de aglutinação e fortalecimento nos movimentos sociais, fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_Popular”

Realmente é importante que as comunidades discutam com seus representantes os seus problemas. Quando estes problemas forem identificados é que os atores verificarão se eles integraram ou não as agendas políticas. Essas discussões das arenas serão feitas pelos nossos representantes, ou seja, os atores políticos. E infelizmente a nossa cultura ainda é aquele beneficia classes, ou seja, poucos. Por isso acredito que a democracia é utópica. E para que este quadro seja modificado é necessário o conhecimento da população. E isto vem da formação educacional. Portanto, se a população não tiver conhecimento teremos algumas conquistas, mas não satisfarão as necessidades de todos.

Vou citar um trecho de um artigo jurídico, Cidadania e participação popular, de Weverson Viegas, disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4199



, que define as duas formas de participação popular

A participação pode se dar diretamente, através da chamada democracia direta, com a utilização de instrumentos como o referendo, o plebiscito ou a iniciativa popular, como também pode ser proposta a partir de meios que, juntamente com a administração pública, pretendem cooperar para uma administração participativa, que pode se dar através de subprefeituras ou com a participação de cidadãos em conselhos públicos municipais, ou ainda pelos chamados conselhos autônomos que, apesar de não pertencerem, não serem subordinados à administração pública, podem fiscalizar e até mesmo participar da administração nos assuntos que forem pertinentes a toda coletividade.



2. Como se dá a complementaridade entre representação e participação popular?

No artigo ele também explica como se dá a forma de complementação entre os dois institutos:

Há autores que defendem a complementaridade entre os dois modelos. Essa é a posição de Maria Victoria Benevides que, ao aprofundar a discussão, dizendo que "o que proponho estudar é a complementaridade entre as formas de representação e de participação direta isto é, o aperfeiçoamento da democracia pelo ingresso direto do povo no exercício da função legislativa e da produção de políticas governamentais". A essa complementaridade, ela dá o nome de democracia semidireta, na qual além do exercício do voto, se verifica votação de questões de interesse público.



• Plebiscito: é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída

• Referendo: é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica ("sanciona") a lei já aprovada pelo Estado ou a rejeita

• Iniciativa popular: é um instrumento da democracia direta



que torna possível à população apresentar projetos de lei, para serem votados e eventualmente aprovados por Deputados e Senadores.

• Veto popular: é um instituto de forma de governo da democracia semi-direta



, no qual se dá aos eleitores, após a aprovação de um projeto pelo Legislativo



, um prazo, geralmente de 60 a 90 dias, para que requeiram a aprovação popular. A lei não entra em vigor antes de decorrido este prazo e, desde que não haja a solicitação por certo número de eleitores, ela continuará suspensa até as próximas eleições, quando então o eleitorado decidirá se ela deve ser posta em vigor ou não.

Módulo 8 - SEMANA 1 – TAREFA 2 - Atividades

Houve um avanço no sentido da adoção de mecanismos de participação da sociedade nos processos decisórios? É possível afirmar que os conselhos municipais são representativos? Como são as suas relações com o poder executivo? Ou: em que medida se pode afirmar que eles têm autonomia?


Os conselhos municipais são um dos principais instrumentos de participação democrática para que a sociedade civil construa uma representação realmente democrática e participativa, sendo que é necessário que os representantes criem canais de comunicação permanente com os segmentos representados e as suas intervenções sejam pautadas na defesa de interesses coletivos e não de interesses particulares. Essa é uma luta que cada um dos conselhos busca: a ampliação dos direitos consagrados na Constituição Federal de 1988.

No Brasil, há um amplo movimento de participação da sociedade civil, que vem conquistando importantes espaços de participação democrática em instâncias de deliberações sobre a condução das políticas públicas. O Orçamento Participativo, as Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de Políticas Públicas, bem como os conselhos deliberativos são importantes mecanismos democráticos de participação popular. Verificam-se que para que os conselhos se traduzam em espaços democráticos de fato, faz-se necessário que os representantes, sobretudo os da sociedade civil, construam uma representação também democrática.

Na minha cidade não há muitas informações sobre os conselhos e nem sobre a participação da sociedade nas decisões municipais. Existem alguns conselhos, como por exemplo, o conselho municipal de saúde e o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, mas do qual fazem parte uma minoria popular e uma maioria partidária. O que dificulta o acesso de todos na participação decisória. Mas todas as decisões sempre são públicas no jornal local chamado “Correio Eloiense”.

Módulo 8 - SEMANA 1 – TAREFA 1 - Atividades

Você já teve a curiosidade de saber qual é a principal fonte de recursos da sua cidade? Sabemos que os municípios menores dependem mais do FPM- Fundo de Participação do Município, por terem populações menores e assim, menores arrecadação. Procure saber o tamanho da população de sua cidade, e à proporção que o FPM representa na receitado município. Você pode recorrer ao site da prefeitura.


Hoje a população aproximada da minha cidade, Elói Mendes – MG é de aproximadamente 25.532 mil habitantes. Não pude identificar quantos % FPM representa na recita do município, mas acrescento ao trabalho todos os demais dados que obtive.

Relembrando a tarefa 1 postada na primeira semana- defina um objetivo programático a partir de uma situação de sua realidade, inicie por delinear as dimensões e componentes analíticos que interessa detalhar, depois construa medidas objetivas e operacionais ( o que você proporia? Por onde começar e que caminho seguir?) Faça uma análise dos indicadores sociais e econômicos que você decidiu serem úteis para atingir o objetivo programático. Defina as fontes de dados destes indicadores. Sistematize uma análise dos indicadores sociais e econômicos que você elegeu e sua adequação para o seu objetivo inicial.




Os indicadores socioeconômicos estudam a situação social de uma determinada população de acordo com textos descritivos e analíticos, tabelas de dados, cartogramas e indicadores específicos, os quais darão subsídios a um ou mais programas sociais já previamente delineados. Neste trabalho abordarei o tema da educação semipresencial e a distância.

A seguir alguns conceitos sobre a EAD:







São dez os itens básicos que devem merecer a atenção das instituições que preparam seus programas de graduação à distância:



1. Integração com políticas, diretrizes e padrões de qualidade definidos para o ensino

1. Superior como um todo e para o curso específico;

2. Desenho do projeto: a identidade da educação à distância;

3. Equipe profissional multidisciplinar;

4. Comunicação/interatividade entre professor e aluno;

5. Qualidade dos recursos educacionais;

6. Infra-estrutura de apoio;

7. Avaliação de qualidade contínua e abrangente;

8. Convênios e parcerias;

9. Edital e informações sobre o curso de graduação à distância;

10. Custos de implementação e manutenção da graduação à distância.



Tendo em vista as considerações anteriores, uma instituição que deseje ofertar graduação a distância com qualidade deverá:



• Conhecer a legislação sobre educação a distância e todos os instrumentos legais que regem o ensino superior, em especial os das áreas escolhidas;

• Atender às orientações do Conselho Nacional de Educação- CNE e aos padrões de qualidade traçados pela SESU/MEC para cada curso superior, respeitando objetivos, diretrizes curriculares nacionais, critérios de avaliação, perfil do profissional, dentre outros, além de explicitar a flexibilização da carga horária e do período previsto para integralização do currículo;

• Considerar também sugestões das entidades de classe, conforme a área do curso proposto;

• Somente começar a oferta da graduação com o parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE, homologado pelo Ministro da Educação (o projeto deve dar entrada na Secretaria de Educação Superior/ MEC para ser avaliado por uma equipe de especialistas na área e em educação a distância; segue, então, com informe técnico-pedagógico, para o CNE que emite parecer de credenciamento da instituição e autorização do curso. Esse parecer deve ser homologado pelo Ministro da Educação);

• Participar das avaliações nacionais dos cursos superiores de graduação;

 Respeitar as exigências que a Lei 9.394/96 estabelece para ingresso no ensino superior: classificação em processo seletivo e conclusão do ensino médio ou equivalente (artigo 44, inciso II).



Para analisarmos o seu alcance e melhoramento com relação ao conteúdo e a abordagem e o porquê dos alunos estarem optando por esta modalidade de ensino o primeiro critério é o da comodidade o qual engloba os seguintes critérios:



1. Desenvolvimento de Cursos;

2. Ensino-Aprendizagem;

3. Suporte técnico ao Aluno;

4. Suporte técnico ao Corpo Acadêmico;

5. Possibilidade de estudo em casa e em horários alternativos;

6. Plataforma.



Dentro da plataforma foram levadas em conta as seguintes situações problema e mostraram as seguintes soluções:



1- A estrutura do site do curso permite navegar com facilidade ;

2- O site do curso é confiável, apresentando ausência de falhas e erros, bem como disponibilidade 24 horas;

3- O site do curso disponibiliza agenda com programação de atividades propostas para o aluno;

4- As informações disponíveis no site do curso são objetivas e claras;

5- O curso disponibiliza informações suficientes e suporte adequado desde a admissão até o seu encerramento.

6- Não há nenhuma atividade presencial, para alguns cursos.

7- O tempo de resposta dos tutores em relação às dúvidas dos alunos é um tempo médio.

8- O curso dispõe de recursos que permitem acompanhar o desempenho do aluno.



O quadro abaixo mostra situações e taxas que comparam EAD e a educação presencial:







As seguintes taxas deverão ser levadas em consideração para analise sobre a eficácia do EAD:



1. Gasto médio por alunos;

2. Numero de docentes capacitados em EAD em relação aos alunos;

3. Taxa de permanência na plataforma;

4. Taxa de aprovação;

5. Razões de professores e tutores por aluno;

6. Taxa de desistência.



Todos os dados mencionados deverão ser buscados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Os resultados da pesquisa indicam que os principais problemas do curso a distância, objeto do estudo de caso, relacionam-se com o processo ensino-aprendizagem. A avaliação, realizada pelos alunos e professores, indicam que o fator humano é o responsável pelos maiores impactos negativos quando são introduzidas novas tecnologias de informação nas organizações. Os problemas identificados nesta pesquisa vão aparecer no relacionamento entre todos os atores envolvidos no EAD, ou seja, alunos, tutores, professores, plataforma e a própria internet. Esta parece ser a principal dificuldade, apesar do esforço já feito, em todo mundo, para a melhoria da qualidade destes cursos.







FONTES:



http://www.pr5.ufrj.br/curso_distancia/legislacao/Indicadores_de_Qualidade_do_MEC.pdf



http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356



http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCAQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.cori.unicamp.br%2Fforuns%2Ftecno%2Fevento15%2Fcecilia.ppt&rct=j&q=indices%20sobre%20educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia&ei=XpZdTLD4OMKLuAeXyaS2Bw&usg=AFQjCNHgdckD1eS9oJTWOa7oskTZkYC8JA&sig2=bReiaznLwdHXlJo-8goY4A&cad=rja



http://www.passeiweb.com/saiba_mais/atualidades/1262806996

Módulo 7 - SEMANA 3 – TAREFA 1 - Atividades

Discuta em no máximo duas laudas as principais pesquisas amostrais e Institucionais do IBGE, com especial enfoque para as informações municipais


A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é principal provedor de dados e informações do País que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Estatísticas sociodemográficas e econômicas, mapeamentos e análises geográficas são elementos imprescindíveis para diagnosticar e monitorar a dinâmica econômica, demográfica, social e política de uma sociedade, fundamentar ações de planejamento, tanto na área pública como na iniciativa privada, e contribuir para o processo de consolidação da cidadania. Coletar, armazenar, analisar e disseminar informações que descrevam de forma adequada a realidade brasileira, em suas múltiplas dimensões, constitui a tarefa básica da produção técnica do IBGE.

A necessidade destas informações é ainda mais evidente quando se trata de uma sociedade em constante processo de transformação, ocupando um território de grande extensão e caracterizada por fortes desequilíbrios socioeconômicos, cuja expressão espacial mais marcante são as desigualdades regionais.

Segue os resumos das principais pesquisas:



1. “censo ou recenseamento demográfico: é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.”

2. “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): é uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma amostra de domicílios brasileiros que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas da sociedade, como população, educação, trabalho, rendimento, habitação, previdência social, migração, fecundidade, Nupcialidade, saúde, nutrição etc., entre outros temas que são incluídos na pesquisa de acordo com as necessidades de informação para o Brasil. A pesquisa é feita em todas as regiões do Brasil, incluindo as áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá (excluídas até recentemente).”

3. “Pesquisa Mensal de Emprego: Produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longos prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País. Abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.”

4. “Principais Conceitos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED): é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente, desde 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, em convênio entre a Fundação SEADE e o DIEESE. Em parceria com órgãos públicos locais, a pesquisa foi implantada em outras regiões, sendo realizada, atualmente, no Distrito Federal e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte, além de Belém, onde deverá ser retomada em breve.”

5. “Pesquisa de Orçamentos Familiares: A população pesquisada é composta pelas famílias e pelas pessoas moradoras nos domicílios selecionados para a pesquisa. A POF Investiga principalmente: as características dos domicílios (número de cômodos, abastecimento de água, instalação sanitária, total de famílias e moradores, alugado ou próprio, etc.), famílias (total de recebimentos, origem destes recebimentos, sexo do chefe da família, nível de instrução, ocupação, número de componentes das famílias, etc.) e das pessoas; os hábitos de consumo - despesas e quantidades de produtos e serviços efetivamente pagos em dinheiro; as origens dos recebimentos, isto é, fontes de renda: trabalho; O período de realização da POF é de 12 meses. Desta forma, além das despesas realizadas continuamente, durante todo o ano, será possível obter informações sobre certas despesas que se tornam maiores devido às estações do ano (agasalhos no inverno, refrigerantes no verão, material escolar em março, dentre outras) A POF é importante para diversos tipos de estudo, como por exemplo: de consumo, despesas e recebimentos das famílias; de condições de vida das famílias; de composição das famílias (idade, educação e outros atributos de seus componentes); hábitos de consumo; locais de compra.”

6. Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) surgiu no bojo deste processo, isto é, fornecer informações que subsidiem o planejamento municipal, além de propiciar um conhecimento maior dos processos que vêm ocorrendo na escala local por parte dos governos (locais, estaduais e federais), universidades, sociedade civil, etc.

7. “Pesquisa assistência Médica Sanitária: investiga todos os estabelecimentos de saúde existentes no País que prestam assistência à saúde individual ou coletiva, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo aqueles que realizam exclusivamente serviços de apoio à diagnose e terapia e controle regular de zoonoses, com o objetivo básico de revelar o perfil da capacidade instalada e da oferta de serviços de saúde no Brasil.”

8. “Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: Reúne parte dos resultados da pesquisa sobre a oferta e a qualidade dos serviços de saneamento básico no país, com base em levantamento realizado junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e coleta de lixo, nos 5 507 municípios existentes na data da pesquisa.”







FONTES:

http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/prestacaodecontas/relatgestao2004.pdf



http://www1.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#pesquisas



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4HwRzio-NjgJ:www.ibge.com.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php%3Fid_noticia%3D844%26id_pagina%3D1+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:i5JtTpYTsdIJ:www.ibge.gov.br/confest_e_confege/pesquisa_trabalhos/data.php+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ngMLNfazSuoJ:www.comciencia.br/comciencia/index.php%3Fsection%3D8%26edicao%3D33%26id%3D386+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=related:www.nescon.medicina.ufmg.br/ceabsf/ambiente/modules/biblio_virtual/bead/imagem/2012.pdf+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&tbo=1&sa=X&ei=r1xZTOmaDcySuAebuuXDCg&ved=0CEMQHzAI



http://www.ibge.gov.br/comite_estatisticas_sociais/metadados_ibge_gestao.php



http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/default.shtm



http://www.dieese.org.br/pof/pof.xml

Módulo 7 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades

Tarefa 2: “Em geral a imagem captada no indicador é uma “modelização” da realidade, isto é, uma representação simplificada de um aspecto da mesma, tão melhor quanto mais específico o aspecto de interesse e quanto mais confiável e precisas forem as informações utilizadas para cômputo do indicador”.


Considerando a afirmativa acima descreva e discuta um exemplo utilizando pelo menos um indicador X situação problema na gestão pública que exemplifique tal afirmação.



Aproveitarei o trabalho anterior para continuar a discussão de acordo com a tabela abaixo:







Abordando um pouco mais do controle de mortalidade infantil, este Consiste na redução na mortalidade das crianças com menos de 1 ano de vida. Seu cálculo é feito crianças com menos de um ano, a cada mil nascidos vivos. O número considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada mil nascimentos. O Brasil hoje ocupa a 116º posição no quadro de incide de mortalidade infantil, com mais ou menos 30 mortes por ano. Com base nestes dados vemos que as políticas que tratam da mortalidade infantil de tem obtido resultados significantes, o que justiça o crescimento da população.


Como já havia descrito, comparando a população brasileira em 1980 com 2000 houve um aumento significativo da população. Mas se observamos a taxa de Crescimento Anual houve uma diminuição.

Analisando um pouco mais verifiquei alguns pontos interessantes sobre a taxa de natalidade. Segundo dados do IBGE, em 1970 a mulher brasileira tinha, em média, 5,8 filhos. Trinta anos depois, ou seja, em 2000 esta média era de 2,3 filhos, com exceção da Região Norte. Nos países desenvolvidos a taxa média era de 1,5 filhos.



Estas reduções tem se dado porque o país vem investindo fortemente em ações da mortalidade infantil, o que ajuda a aumentar a população. Porém quando falamos em controle de natalidade, o país também tem investidos em várias ações, como por exemplo, em métodos contraceptivos e também em campanhas publicitárias como forma de conscientizar a população.

Em meus estudos pude perceber que se os dados continuarem assim, em muito pouco tempo, a taxa de crescimento anual será de 0% ao ano. E, de acordo com dados do IBGE de 2006, as maiorias dos casais já estavam tendo em média dois filhos fazendo com que a taxa limite de reposição seja atingida e aproximando o Brasil das taxas dos países desenvolvidos.



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_natalidade_natural

http://www3.aneel.gov.br/atlas/atlas_1edicao/atlas/aspectos_socioeco/11_2_indicadores.html

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QIyfaOJfZIEJ:www.brasembottawa.org/prt/brasil_en_resumo/documents/IndiSocioecono.doc+indicadores+socioecon%C3%B4micos+Popula%C3%A7%C3%A3o+e+Taxa+Anual+de+Crescimento&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=mortalidade+infantil&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=87ebf4a2b07d283c

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_natalidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_pa%C3%ADses_por_taxa_de_natalidade

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/fecundidade.html

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/09/14/297729380.asp

Módelo 7 - SEMANA1 - TAREFA 1 - ATIVIDADES

Pensando na apresentação tema de abertura presencial: “indicadores para que?” Relate uma situação problema em que os indicadores sócio-econômicos tenham feito parte de sua vivência pública.


Quando eu trabalhei no setor público fazia parte do Poder judiciário, o qual mesmo estando diretamente ligado ao setor público não tratava diretamente destas questões, ou seja, as questões socioeconômicas.

Os indicadores socioeconômicos estudam a situação social de uma determinada população de acordo com textos descritivos e analíticos, tabelas de dados, cartogramas e indicadores específicos, os quais darão subsídios a um ou mais programas sociais já previamente delineados.

Dentre os vários indicadores quero abordar o tema dos indicadores socioeconômicos da População e Taxa Anual de Crescimento. Abaixo apresento uma planilha:









 



Em meus estudos pude perceber que se os dados continuarem assim, em muito pouco tempo, a taxa de crescimento anual será de 0% ao ano.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Controle_de_natalidade_natural

http://www3.aneel.gov.br/atlas/atlas_1edicao/atlas/aspectos_socioeco/11_2_indicadores.html

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QIyfaOJfZIEJ:www.brasembottawa.org/prt/brasil_en_resumo/documents/IndiSocioecono.doc+indicadores+socioecon%C3%B4micos+Popula%C3%A7%C3%A3o+e+Taxa+Anual+de+Crescimento&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Módulo 6 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades

FLUXOGRAMA EXPLICATIVO


A partir da leitura da apostila (Unidade 4) e fórum 4: Aplique os conteúdos da Metodologia de Planejamento de Situações em uma situação problema. Você poderá usar a mesma situação-problema tratada na atividade anterior.

Módulo 6 - SEMANA 2 – TAREFA 1 - Atividades

FLUXOGRAMA EXPLICATIVO


Escolha (ou imagine) uma situação-problema que preocupa um gestor e utilize a Metodologia de Diagnóstico de Situações para elaborar o seu fluxograma explicativo.

Módulo 6 - SEMANA 1 – TAREFA 2 - Atividades

Discuta em no máximo duas laudas as principais pesquisas amostrais e Institucionais do IBGE, com especial enfoque para as informações municipais


A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é principal provedor de dados e informações do País que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Estatísticas sociodemográficas e econômicas, mapeamentos e análises geográficas são elementos imprescindíveis para diagnosticar e monitorar a dinâmica econômica, demográfica, social e política de uma sociedade, fundamentar ações de planejamento, tanto na área pública como na iniciativa privada, e contribuir para o processo de consolidação da cidadania. Coletar, armazenar, analisar e disseminar informações que descrevam de forma adequada a realidade brasileira, em suas múltiplas dimensões, constitui a tarefa básica da produção técnica do IBGE.

A necessidade destas informações é ainda mais evidente quando se trata de uma sociedade em constante processo de transformação, ocupando um território de grande extensão e caracterizada por fortes desequilíbrios socioeconômicos, cuja expressão espacial mais marcante são as desigualdades regionais.

Segue os resumos das principais pesquisas:



1. “censo ou recenseamento demográfico: é uma pesquisa sobre a população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.”

2. “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): é uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma amostra de domicílios brasileiros que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas da sociedade, como população, educação, trabalho, rendimento, habitação, previdência social, migração, fecundidade, Nupcialidade, saúde, nutrição etc., entre outros temas que são incluídos na pesquisa de acordo com as necessidades de informação para o Brasil. A pesquisa é feita em todas as regiões do Brasil, incluindo as áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá (excluídas até recentemente).”

3. “Pesquisa Mensal de Emprego: Produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longos prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País. Abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.”

4. “Principais Conceitos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED): é um levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente, desde 1984, na Região Metropolitana de São Paulo, em convênio entre a Fundação SEADE e o DIEESE. Em parceria com órgãos públicos locais, a pesquisa foi implantada em outras regiões, sendo realizada, atualmente, no Distrito Federal e nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte, além de Belém, onde deverá ser retomada em breve.”

5. “Pesquisa de Orçamentos Familiares: A população pesquisada é composta pelas famílias e pelas pessoas moradoras nos domicílios selecionados para a pesquisa. A POF Investiga principalmente: as características dos domicílios (número de cômodos, abastecimento de água, instalação sanitária, total de famílias e moradores, alugado ou próprio, etc.), famílias (total de recebimentos, origem destes recebimentos, sexo do chefe da família, nível de instrução, ocupação, número de componentes das famílias, etc.) e das pessoas; os hábitos de consumo - despesas e quantidades de produtos e serviços efetivamente pagos em dinheiro; as origens dos recebimentos, isto é, fontes de renda: trabalho; O período de realização da POF é de 12 meses. Desta forma, além das despesas realizadas continuamente, durante todo o ano, será possível obter informações sobre certas despesas que se tornam maiores devido às estações do ano (agasalhos no inverno, refrigerantes no verão, material escolar em março, dentre outras) A POF é importante para diversos tipos de estudo, como por exemplo: de consumo, despesas e recebimentos das famílias; de condições de vida das famílias; de composição das famílias (idade, educação e outros atributos de seus componentes); hábitos de consumo; locais de compra.”

6. Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) surgiu no bojo deste processo, isto é, fornecer informações que subsidiem o planejamento municipal, além de propiciar um conhecimento maior dos processos que vêm ocorrendo na escala local por parte dos governos (locais, estaduais e federais), universidades, sociedade civil, etc.

7. “Pesquisa assistência Médica Sanitária: investiga todos os estabelecimentos de saúde existentes no País que prestam assistência à saúde individual ou coletiva, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo aqueles que realizam exclusivamente serviços de apoio à diagnose e terapia e controle regular de zoonoses, com o objetivo básico de revelar o perfil da capacidade instalada e da oferta de serviços de saúde no Brasil.”

8. “Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: Reúne parte dos resultados da pesquisa sobre a oferta e a qualidade dos serviços de saneamento básico no país, com base em levantamento realizado junto às prefeituras municipais e empresas contratadas para a prestação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e coleta de lixo, nos 5 507 municípios existentes na data da pesquisa.”







FONTES:

http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/prestacaodecontas/relatgestao2004.pdf



http://www1.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#pesquisas



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4HwRzio-NjgJ:www.ibge.com.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php%3Fid_noticia%3D844%26id_pagina%3D1+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:i5JtTpYTsdIJ:www.ibge.gov.br/confest_e_confege/pesquisa_trabalhos/data.php+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ngMLNfazSuoJ:www.comciencia.br/comciencia/index.php%3Fsection%3D8%26edicao%3D33%26id%3D386+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br



http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=related:www.nescon.medicina.ufmg.br/ceabsf/ambiente/modules/biblio_virtual/bead/imagem/2012.pdf+pesquisas+amostrais+e+Institucionais+do+IBGE&tbo=1&sa=X&ei=r1xZTOmaDcySuAebuuXDCg&ved=0CEMQHzAI



http://www.ibge.gov.br/comite_estatisticas_sociais/metadados_ibge_gestao.php



http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/default.shtm



http://www.dieese.org.br/pof/pof.xml

Módulo 6 - SEMANA 1 – TAREFA 1 - Atividades

1. Escreva, em uma lauda, sobre a atuação da Estratégia de Saúde da Família ESF (antigo Programa de Saúde da Família – PSF) e seu impacto nas necessidades de saúde da população brasileira.


R.: Segundo a enciclopédia eletrônica “Wikipédia” tem-se que:

“A origem do Programa Saúde da Família ou PSF, teve início, em 1994, como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para programar a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Traz, portanto, muitos e complexos desafios a serem superados para consolidar-se enquanto tal.”, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Sa%C3%BAde_da_Fam%C3%ADlia.

Este programa na mais é do que uma estratégia que visa à reorganização da saúde básica, por isso é considerada como uma nova etapa na busca da melhora da prestação dos serviços de saúde para que eles passem a se eficiente, eficaz e atendam efetivamente a população. O PSF tem como principal foque a organização de Equipes de Saúde da Família (ESF) e assim cumprir o princípio da integralidade do SUS que preconiza que a atenção à saúde deve abranger todos os aspectos do ser humano.

Com base nos estudos verifiquei que a ESF está defasada. Mesmo diante de todos os resultados positivos obtidos, como por exemplo, a redução das taxas de mortalidade, em vários outros casos não consegue prestar uma atenção integral à saúde da população. Outro problema é que ele ainda não atingiu seu caráter de promoção da saúde, ainda trabalha-se diretamente na cura e não com o tratamento preventivo, assim há cada vez mais demanda de pacientes já doentes ou invés de mais atuações que previnam as doenças.



2. Discuta, em uma lauda, o modelo de educação fundamental brasileiro e as estratégias governamentais de capacitação de seus professores como interferentes no processo de formação do cidadão. Compare a situação brasileira com pelo menos outra experiência estrangeira.

R.: Em meus estudos, constatei que essa será uma eterna busca, porque muito há que se melhorar na capacitação profissional dos professores, principalmente nos que atuem no setor fundamental já deles emanam as bases da educação infantil. É preciso mantê-los em constante atualização.

No Brasil um dos projetos é o da Educação continuada e segundo o portal do MEC:

“Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. O objetivo da Secad é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação.”, disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

O ensino fundamental no Brasil começa aos seis anos para as crianças e tem duração de 9 anos, inda da 1ª a 9ª série. Segundo a secretária de educação básica: “A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”

Ao observar o sistema de ensino infantil Canadense ele aborda:

“O Sistema de Educação Infantil Maple Bear foi desenvolvido por duas canadenses especializadas em Educação Infantil. Este programa acadêmico tem como base as pesquisas mais recentes sobre a primeira infância, nas quais se constata que o aprendizado global das crianças deve acontecer em um ambiente que busca encorajar o interesse inato que elas têm em aprender. Para estimular as crianças a participarem das atividades na escola, há uma variedade de centros e áreas de aprendizagem, como Matemática, Ciências e Tecnologia, Artes, Conscientização Pessoal e Social, Habilidades Físicas entre outros. Esses centros suprem diferentes necessidades, interesses e faixas etárias de desenvolvimento das crianças.”

Se formos realmente comparar o ensino básico Brasileiro com o que é praticado nos demais países constataremos que ainda há muito que fazer, mas que só de aumentar o tempo da criança na escola já foi um ótimo passo para todos.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Sa%C3%BAde_da_Fam%C3%ADlia

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_psf1.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_familia_panorama_avaliacao_desafios.pdf

http://kanzlermelo.wordpress.com/2008/12/26/estrategia-de-saude-da-familia-esf/

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=7&ved=0CDgQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.nutrociencia.com.br%2Fupload_files%2Farquivos%2FArtigo_Programa%2520Sa%25C3%25BAde%2520da%2520Fam%25C3%25ADlia.doc&rct=j&q=Estrat%C3%A9gia+de+Sa%C3%BAde+da+Fam%C3%ADlia+ESF+%28antigo+Programa+de+Sa%C3%BAde+da+Fam%C3%ADlia+%E2%80%93+PSF%29+&ei=Q70fTIeQBYO88ga5pfCiDA&usg=AFQjCNFqBySxyIfCtFYiRJOAKj0VI1zZGA

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_12_p025-034_c.pdf

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

http://www.rossicomunicacao.com.br/br/release_detalhe.asp?cod_release=162&cod_cliente=47

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=810

Módulo 5 - SEMANA 3 – TAREFA 1 - Atividades de Aprendizagem

1. Escreva, em uma lauda, sobre a atuação da Estratégia de Saúde da Família ESF (antigo Programa de Saúde da Família – PSF) e seu impacto nas necessidades de saúde da população brasileira.


R.: Segundo a enciclopédia eletrônica “Wikipédia” tem-se que:

“A origem do Programa Saúde da Família ou PSF, teve início, em 1994, como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para programar a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Traz, portanto, muitos e complexos desafios a serem superados para consolidar-se enquanto tal.”, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Sa%C3%BAde_da_Fam%C3%ADlia.

Este programa na mais é do que uma estratégia que visa à reorganização da saúde básica, por isso é considerada como uma nova etapa na busca da melhora da prestação dos serviços de saúde para que eles passem a se eficiente, eficaz e atendam efetivamente a população. O PSF tem como principal foque a organização de Equipes de Saúde da Família (ESF) e assim cumprir o princípio da integralidade do SUS que preconiza que a atenção à saúde deve abranger todos os aspectos do ser humano.

Com base nos estudos verifiquei que a ESF está defasada. Mesmo diante de todos os resultados positivos obtidos, como por exemplo, a redução das taxas de mortalidade, em vários outros casos não consegue prestar uma atenção integral à saúde da população. Outro problema é que ele ainda não atingiu seu caráter de promoção da saúde, ainda trabalha-se diretamente na cura e não com o tratamento preventivo, assim há cada vez mais demanda de pacientes já doentes ou invés de mais atuações que previnam as doenças.



2. Discuta, em uma lauda, o modelo de educação fundamental brasileiro e as estratégias governamentais de capacitação de seus professores como interferentes no processo de formação do cidadão. Compare a situação brasileira com pelo menos outra experiência estrangeira.

R.: Em meus estudos, constatei que essa será uma eterna busca, porque muito há que se melhorar na capacitação profissional dos professores, principalmente nos que atuem no setor fundamental já deles emanam as bases da educação infantil. É preciso mantê-los em constante atualização.

No Brasil um dos projetos é o da Educação continuada e segundo o portal do MEC:

“Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. O objetivo da Secad é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação.”, disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

O ensino fundamental no Brasil começa aos seis anos para as crianças e tem duração de 9 anos, inda da 1ª a 9ª série. Segundo a secretária de educação básica: “A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.”

Ao observar o sistema de ensino infantil Canadense ele aborda:

“O Sistema de Educação Infantil Maple Bear foi desenvolvido por duas canadenses especializadas em Educação Infantil. Este programa acadêmico tem como base as pesquisas mais recentes sobre a primeira infância, nas quais se constata que o aprendizado global das crianças deve acontecer em um ambiente que busca encorajar o interesse inato que elas têm em aprender. Para estimular as crianças a participarem das atividades na escola, há uma variedade de centros e áreas de aprendizagem, como Matemática, Ciências e Tecnologia, Artes, Conscientização Pessoal e Social, Habilidades Físicas entre outros. Esses centros suprem diferentes necessidades, interesses e faixas etárias de desenvolvimento das crianças.”

Se formos realmente comparar o ensino básico Brasileiro com o que é praticado nos demais países constataremos que ainda há muito que fazer, mas que só de aumentar o tempo da criança na escola já foi um ótimo passo para todos.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Sa%C3%BAde_da_Fam%C3%ADlia

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_psf1.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_familia_panorama_avaliacao_desafios.pdf

http://kanzlermelo.wordpress.com/2008/12/26/estrategia-de-saude-da-familia-esf/

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=7&ved=0CDgQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.nutrociencia.com.br%2Fupload_files%2Farquivos%2FArtigo_Programa%2520Sa%25C3%25BAde%2520da%2520Fam%25C3%25ADlia.doc&rct=j&q=Estrat%C3%A9gia+de+Sa%C3%BAde+da+Fam%C3%ADlia+ESF+%28antigo+Programa+de+Sa%C3%BAde+da+Fam%C3%ADlia+%E2%80%93+PSF%29+&ei=Q70fTIeQBYO88ga5pfCiDA&usg=AFQjCNFqBySxyIfCtFYiRJOAKj0VI1zZGA

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_12_p025-034_c.pdf

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

http://www.rossicomunicacao.com.br/br/release_detalhe.asp?cod_release=162&cod_cliente=47

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=293&Itemid=810

Módulo 5 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades de Aprendizagem

1. Escreva, em uma lauda, considerações sobre as vantagens e desvantagens dos diversos modelos de Estado de Bem Estar Social, frente às condições macroeconômicas impostas pela “Nova Ordem Mundial” (globalização, financeirização etc.).


R.: O Estado tem o dever/poder de garantir e assegurar a todos os indivíduos todos os direitos sociais que garantam os vários direitos que vão desde a garantia da propriedade até maior deles que é o direito a vida. Cada Estado adotou e posteriormente adaptou esses vários tipos de serviços públicos que oferecem para a população conforme suas leis e seus costumes, ou seja, patrocinam ou regulam os sistemas nacionais como a saúde e a educação.

Os modelos de Estado de Bem Estar Social propostos por Esping-Andersen são:

a) Regime social-democrata;

b) Regimes democratas;

c) Regime liberal.

Estes regimes discutem os direitos sociais dos indivíduos e a descomodificação da força de trabalho em diferentes níveis, pois o Estado do Bem-Estar Social passou a ser visto como oneroso, inflacionário e inimigo do estado econômico. Diante da Nova Ordem, ou seja, por meio da Globalização, todos sofreriam (sofrem) as conseqüências dos problemas ligados a ordem social que é à diminuição dos serviços oferecidos pelo Estado que, ao final, gera o desemprego. Portanto o regime liberal seria o que se adaptaria ao momento político vivido pelos Estados.

Estes serviços sociais que o Estado oferece nada mais são do que as respostas das decisões e questões políticas e econômicas a que vem modificarem a vida da sociedade. Assim a Globalização se posiciona com nova ordem global. Globalização é: “A globalização da economia, a vertiginosa expansão do comércio internacional, a rapidez dos fluxos de capitais, a crescente autonomização das redes financeiras e de circulação, o imenso poder das sociedades anônimas transnacionais [...]” (COHEN, [s.d.]). A globalização interfere na vida da sociedade e principalmente na vida dos mais pobres. Assim, como as economias estão “conectadas”, as medidas econômicas adotadas em um determinado país podem afetar os outros países. Fora os demais problemas, como por exemplo, a “caça mundial pela mão-de-obra mais barata.

2. Discuta, em uma lauda, as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que hoje encontramos no país.



Em nosso país as ações voltadas para o campo dos direitos sociais só passaram a fazer parte da política no início da década de 1930 (inicio da era Getulista), quando os direitos sociais foram dilatados para um maior numero de pessoas. Desta forma o poder foi centralizado e foram criados e posteriormente instituídos estes projetos que foram estendidos também para os Estados.

Durante os 15 anos de governo de Getulista, houve uma forte industrialização do país, o que trouxe tanto mudanças na estrutura territorial do país, quando na organização da sociedade, porque havia mais empregos nas cidades e as pessoas eram atraídas por este fato. Assim a quantidade de empregados Industriais cresceu e também a concentração de pessoas nas cidades industrializadas.

O problema deixado pela “Era Vargas” que é o da exclusão do mercado de trabalho. Essas pessoas excluídas, tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, dependem diretamente da assistência da sociedade e do Estado nos direitos básicos tais como saúde, educação, habitação, segurança.

Também herdamos a tendência às políticas sociais que possuem características meritocráticas e os programas de assistência social que parte da população. São poucas as ações e muitas as demandas sociais que não possuem representatividade para figurar nas agendas publicas para se tornarem foco de políticas públicas. Muitas questões e problemas sociais são desconsiderados ou ignorados pelo Estado. Eles incomodam a sociedade e já que o Estado não consegue suprir todas essas necessidades, a sociedade tem passado a se responsabilizar pelas ações de promoção de bem estar social através da criação de ONGs e da participação efetiva nas ações do governo.



3. REFERENCIAS

ARRETCHE, M. T. S. Emergência e desenvolvimento do Welfare State: teorias explicativas. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/dcp/assets/docs/Marta/Arretche_1996_BIB.pdf.



CHOSSUDOVSKY, M. A. A globalização da pobreza e a nova ordem mundial. Disponível em: http://blog.controversia.com.br/2009/03/01/a-globalizao-da-pobreza-e-a-nova-ordem-mundial-2/.

COHEN, J. L. Sociedade civil e globalização. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52582003000300001&script=sci_arttext&tlng=pt%23tx11.

LUSTOSA, E. M. B.; FERREIRA, M. M. A importância da assistência social na efetivação dos direitos humanos no Brasil. Disponível em: http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/iiencontro/GT-5/GT-05-02.htm.

Módulo 5 - SEMANA 2 – TAREFA 1 - Reflexão do filme Dog's Life

Após assistir ao filme e ao tentar encontrar uma situação para explanar sobre o tema resolvi falar sobre um assunto que já foi até tema de outro fórum, mais precisamente no fórum Políticas Públicas de Redistribuição de rendas adotadas no Brasil da semana das políticas públicas, resolvi falar um pouco sobre os “excluídos”, os “imperceptíveis”, os “miseráveis” que não tem um lar e muitas vezes nem famílias que são os “mendigos” ou mais “carinhosamente” chamados de moradores de rua. Vou aproveitar as várias reflexões que utilizei no fórum para formular o texto.


São “os mais miseráveis entre os miseráveis” e são os que mais incomodam politicamente, porque na verdade os gestores não sabem o que fazer com eles, pela sociedade são vistos como perigosos por não participarem da geração de riquezas nem para si e nem para o país. Por isso estão fora da relação de consumo. Cada vez mais estão presentes nos grandes centros onde realizam todas as suas necessidades básicas (tomam banho, dormem e pedem “esmola”). É nessa linha que vemos que tanto o público quanto o privado estão completamente distantes, contrapostos. Assim, pela sua forte presença eles se tornaram banais e invisíveis para a sociedade.

A princípio havia preocupações com o bem estar social dos indivíduos. Havia mais humanidade na sociedade e essas transformações ficam mais perceptíveis quando comparado ao crescimento na produção de bens materiais e serviços, criando um abismo entre os excluídos dentro do mundo do trabalho que cada vez mais exigente de pessoal qualificado, graças ao avanço das tecnologias.

Como havia dito há políticas para os necessitados e não para os “moradores de rua”. Hoje só na cidade de São Paulo são mais de 13 mil moradores de rua. E a cada dia mais na cidade de São Paulo são fechados os albergs onde eles deveriam passar a noite. Mas ao analisar o que levam muitos deles a irem para os grandes centros é realmente a busca pela melhor condição de vida. Isto tanto é verdade que o que muitos desejam é voltar para sua cidade de origem e não o fazem porque não conseguem dinheiro nem para comer. Outros não e nem se conhece essa causa.

Mas eles caba vez se tornam um maior problema sem solução. Em contra partida os programas sociais cada vez voltam-se para outras questões que também são de suma importância para o desenvolvimento do nosso país, porém não fazem uma política que se volte para atender essas pessoas. Por tudo apresentado, os nossos gestores vêm criando (politics) e as executando (policy) nos diversos programas sociais, o que atende tanto a população rural quanto a população urbana. Os objetivos que o Estado visa são melhora dos indicadores educacionais e sociais. E para que estes fins sejam alcançados é necessária a erradicação da pobreza, melhora da distribuição de renda, que se adequado atendimento da população em situação de risco e melhoria da estrutura escolar. É a partir destas políticas que poderão ser criados meios e formas de fornecer a milhões de pessoas uma perspectiva de vida que não possuem; trazer-lhes novamente os seus sonhos, dar-lhes dignidade e cidadania, porque a cidadania não se resume ao voto, ou a sua pátria, nem ao seu lugar de habitação, mas sim garantir que eles exerçam sua capacidade civil plena, como por exemplo, direito a propriedade.

Eu acredito que para que o nosso país consiga melhorar esses índices é necessário e também para que se diminua a concentração de moradores de rua nos grandes centros que se crie e, posteriormente, que se criem novas estratégias de combate à fome, que se tenha um projeto forte para estruturar a reforma agrária, que cada vez mais aumenta e agora conta, também, com os brasileiros que tiveram que deixar suas terras no Paraguai por conta das várias ameaças que lá tiveram, e a melhora demarcação de terras indígenas, promoção da reforma tributária, ampliação programas de ajuda alimentar, incentivar a agricultura familiar, a conclusão e a garantia dos projetos do PAC, para que eles realmente possam ter o impacto social necessário para o projeto e, quem sabe, com o lucro que o Pré-Sal dará e utilizar parte deles para eliminar a fome no País. Quem sabe que se crie um projeto que incentive esses moradores que desejam voltar para suas cidades a voltarem. Isto é uma utopia, mas eu gostaria que isto acontecesse.

Módulo 4 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades de Aprendizagem

Dentre as políticas externa, social, econômica, desenvolvimentista e educacional dos Governos FHC e Lula, escolha uma política, caracterize-a (definir, por exemplo, o que é “política social”) e compare detidamente as diferenças e similaridades desta política entre os dois governos.




Resposta em uma lauda com cabeçalho padrão. Ideal um parágrafo para cada tópico (1º definição da política escolhida; 2º a política de FHC; 3º política de Lula; 4º a comparação; 5º conclusão opcional). As referências (bibliográficas) podem ultrapassar a lauda exigida.

A política social é a política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, voltada para todos os cidadãos, principalmente para os menos favorecidos ou pobres. São as orientações que levam a tomada de decisões em assuntos políticos em beneficio da sociedade.

Na história do nosso país e no decorrer do governo FHC a política social se reduziu “a uma combinação de critérios supostamente científicos para definir a pobreza” (Telles, 1998, p. 14 e 9). Houve uma descentralização das políticas sociais, ou seja, houve a transferência das responsabilidades para os Estados e Municípios e as decisões foram centralizadas no Executivo. Em seu governo foi criado o programa Bolsa-Escola que era um meio de transferência de renda com condicionalidades de freqüência da criança na escola. Assim também foram criados o Auxilio-Gás e o Cartão-Alimentação.

Já no governo “Lula”, as políticas sociais foram continuação do governo FHC e conforme avaliações do primeiro ano de governo, os investimentos em políticas sociais não foram satisfatórios. Exemplo foi o fracasso do programa “Fome Zero” que foi extinto.

A comparação que podemos fazer com relação aos dois governos é que o governo Lula aproveitou vários programas sociais dando seguimentos a eles e iniciando alguns outros. Estas políticas, iniciadas no governo FHC, mostraram o quanto era importante e viável construir uma ampla rede de proteção social. Assim, o governo Lula unificou os programas sociais iniciados no governo FHC no governo Bolsa-Família.

Assim, diante todo o quadro da mudança social que ocorreu e que está ocorrendo no nosso país, percebemos que ambos os governos fizeram com que a visão interna e também externa mudasse. Sabemos que muitas mudanças serão necessárias para haja uma efetiva melhora na qualidade de vida daqueles que realmente necessitam. A política de transferência de renda, a meu ver, é muito positiva sim. Claro que sempre existirão aqueles que realmente vão tentar se beneficiar da situação, mas não é a assim que a maioria faz. Incentivar os programas faz com que o país, bem como o governo, mostre para as classes mais pobres que realmente se importa com sua condição social e isto ajuda e fortalece as pessoas na sua própria existência. Todos os nossos programas sociais têm sido bem vistos fora do país, apesar de haverem vários relatórios que afirmam que mais mudanças ainda serão necessárias. A extensão territorial do nosso país tão grande quanto o problema da distribuição de renda. É preciso mais políticas que façam, ou que pelo menos ajudem, na melhoria da distribuição de renda. Desta maneira os ricos continuaram sendo ricos e os pobres sairão dessa condição e passarão a ter uma vida que realmente possa ser digna.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Lula

http://www.cpihts.com/2003_10_19/Iris%20Oliveira.htm

http://www.ssrevista.uel.br/c_v3n1_politica.htm

http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1807877-pol%C3%ADticas-sociais-fundamentos-hist%C3%B3ria/

http://www.schwartzman.org.br/simon/causasp_files/causasp8.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%BAblica

http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2009/11/01/lula_x_fhc_umacomparacao_honesta/

Módulo 4- SEMANA 1– TAREFA 1 - Atividades de Aprendizagem

Aponte, na sua visão e com base nos textos e vídeos disponibilizados, quais foram os principais eventos que culminaram com a redemocratização do Estado Brasileiro e as principais mudanças ocorridas com a promulgação da Constituição de 1988. Eleja um ato ocorrido durante o Governo Collor ou do Governo Itamar que seja mais relevante para a o Desenvolvimento do Estado Brasileiro justificando sua escolha.




Resposta em uma lauda, ideal um parágrafo para cada tópico. As referências (bibliográficas) podem ultrapassar a lauda exigida.

Os eventos que iniciaram ainda no governo militar, em 1979, onde o presidente era João Baptista de Oliveira Figueiredo (General Figueiredo), que foram:

1) A mudança na legislação partidária e eleitoral que restabeleceu o pluripartidarismo. A Arena transformou-se no Partido Democrático Social PDS e o MDB acrescentou a palavra partida à sigla tornando-se o PMDB. Outras agremiações foram criadas, como o Partido dos Trabalhadores PT e o Partido Democrático Trabalhista PDT, de esquerda, o Partido Popular PP e o Partido Trabalhista Brasileiro PTB, de centro-direita. Alguns partidos, como o Partido Comunista do Brasil ainda permaneceram proibidos;

2) O agravamento da crise econômica, aumento da inflação e recessão, houve crescimento dos partidos de oposição ao regime, assim como houve o fortalecimento dos sindicatos e das entidades de classe.

3) Mobilização do país pela campanha das “Diretas Já”!

Como relações às principais mudanças ocorridas com a promulgação da Constituição de 1988 podem citar a adoção de vários princípios, segundo a classificação do doutrinados José Afonso da Silva (2004, p. 94), são: Princípios relativos à existência, forma, estrutura e tipo de Estado, Princípios relativos à forma de governo e à organização dos poderes, Princípios relativos à organização da sociedade; Princípios relativos ao regime político; Princípios relativos à prestação positiva do Estado; Princípios relativos à comunidade internacional. Outro ponto importante foram as mudanças ocorridas no campo dos direitos humanos e garantias fundamentais que haviam sido suprimidas na ditadura militar. As mudanças são as seguintes: Direitos individuais e coletivos; Direitos sociais; Direito de nacionalidade; Direitos políticos; Direitos relacionados à existência, organização e a participação em partidos políticos.

Elejo como ato do Governo Itamar que foi relevante para a o Desenvolvimento do Estado Brasileiro, a implantação do “Plano Real”, porque foi um programa definitivo de combate a “hiperinflação”, que chegou a 1100% no “Plano Cruzado”, que fora implantado em 3 fazes: Primeiro houve o período de equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas, que ocorreu entre 1993 e 1994; foi criação da URV para preservar o poder de compra dos assalariados, evitando mudanças drásticas, como por exemplo, confisco da poupança e quebra de contratos; e por fim, lançamento do padrão monetário de nome Real que é utilizado até hoje. Em longo prazo, ou melhor, agora ainda há baixas taxas inflacionárias e referências reais de valores; Há o aumento do poder aquisitivo das famílias brasileiras; Houve modernização do parque industrial brasileiro; e há o crescimento econômico com geração de empregos.

Fontes:

http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista5/5rev5.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Redemocratiza%C3%A7%C3%A3o

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=1306

http://pt.wikipedia.org/wiki/Itamar_Franco

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Real

Módulo 3 - SEMANA 2 – TAREFA 2 - Atividades de Aprendizagem

1) Identifique, na sua área de trabalho, um “estado de coisas”. Justifique por que você o considera um “estado de coisas" e não um “problema político”. Que tipo de evento poderia fazer com que esse “estado de coisas” se tornasse um “problema político” e viesse a ser incluído na agenda governamental?


R.: Em meu trabalho o maior problema que temos é com o consumo e o descarte de lixo, pois se consome muito e não se recicla nada. A solução para o problema foi a implatanção da coleta seletiva o que contribui para uma menor degradação do meio ambiente e com a venda do lixo reciclado, estamos obtendo uma renda que mantém os materiais de escritório e, ao final, gera uma grande economia para a empresa, sem contar a política social que nos deixa mais bem vistas no mercado.

Considero o tema um “estado de coisas, pois incomoda, gera insatisfação, tem custo e degrada o meio ambiente, mas não chega a ser um problema político ainda.

Para que o problema do lixo fosse levado mais a sério e de fato a reciclagem do lixo fosse obrigatória em todo o país, e virasse um problema político e entrasse na agenda governamental seria necessário:

a) Mobilização política formada por ações coletivas de atores individuais estrategicamente situados;

b) Constitua uma situação de crise, catástrofe ou calamidade publica;

c) Constitua uma situação de oportunidade na qual algum ator relevante perceba as vantagens a serem obtidas com a solução daquele problema.



2) Usando a internet, faça um estudo da Política de Transferência de Renda com Condicionalidades – Bolsa Família e identifique um mínimo de dois issues.

R.: O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e tem como objetivo erradicação da extrema pobreza e para que a população mais vulnerável à fome conquiste dignidade e cidadania.

Este programa baseia-se em três dimensões essenciais à superação da fome e da pobreza:

a) Promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda à família;

b) Reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimento das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações;

c) Coordenação de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários da Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. São exemplos de programas complementares: programas de geração de trabalho e renda, de alfabetização de adultos, de fornecimento de registro civil e demais documentos.

Ao analisar o programa mais detalhadamente podem-se identificar os seguintes issues:

• Como atender aos princípios igualitários de justiça social nos municípios economicamente pobres pela adoção de uma renda básica universal como o Bolsa Família?

• Refletindo sobre as questões do Programa Bolsa Família, como as políticas sociais determinantes de processos de exclusão ou inclusão social podem ser políticas sociais compensatórias ou emancipatórias?

• Quanto ao critério de avaliação, qual o significado de maior período nas escolas?

• O que se tem acrescentado ao aprendizado das crianças aumentando o período?







Fontes: http://www.sedest.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=14636

http://www.undp-povertycentre.org/publications/mds/6P.pdf

Módulo 3 - SEMANA 2 – TAREFA 1 - Atividades de Aprendizagem

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.


R.: Realizei as uns dois meses um trabalho em minha empresa de conscientização ambiental por meio da reciclagem do lixo e do conteúdo emocional e verbal de todos os funcionários, porque havia brigas internas por causa da desorganização e da sujeira, já a empresa é predominantemente masculina. Por meio da conscientização, educação ambiental, organização, boa vontade e colaboração alcançaram a meta estipulada da redução de lixo, organização visual da empresa e redução das palavras de baixo calão. O Funcionário que mais se destacou recebeu uma cesta básica de presente.



2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R.: Não, porque as atividades privadas são criadas e orientadas de acordo com critério subjetivo de cada empresa, pois elas criam estas “políticas” para melhorem a imagem a sua imagem e isto acabavam favorecendo a coletividade. As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas decisões decorrem objetivamente de leis as quais vinculam todos os que estejam sendo abrangidos por estas medidas.





3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas. Redija uma lista das críticas recebidas.

R.: Essa foi minha definição: Análise de Política tem como objeto os problemas da sociedade com os quais deparam os elaboradores de política (policy makers) e tem como objetivo auxiliar a sua solução por meio políticas públicas necessárias.

Esta definição deixa claro que as políticas públicas surgem da demanda de problemas encontrados na sociedade e que após um estudo minucioso e das diversas influências no meio social é que serão aplicadas as mais eficientes ações para solucionar os problemas sociais.



4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

R.: Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante. O withinput de demanda se distingue dos inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quando as alternativas que são formuladas.

O exemplo de withinput de demanda é o programa “Brasil Unido Contra a Dengue”, porque decorrem de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. Já o exemplo withinput de apoio é a efetivação do programa com a ajuda de todos, já todos seguem as normais editadas pelo governo.



5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.

R.: Output que identifiquei foi o da educação a distância uma vez que decorrer de um conjunto de decisões muito bem elaboradas e que modificaram o modo de acesso ao estudo no país.

O impacto que se produziu foi à nova visão sobre a educação, ou seja, a utilização de outras técnicas para o aprendizado e a maior acesso e inclusão da sociedade ao ensino. Esta modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores e alunos estão separados pelo espaço e pelo tempo.

Por meio dela se pode combinar estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. O aluno passa a depender dele mesmo em sua formação (construção do conhecimento).

A educação a distancia reforça autodisciplina e traz as seguintes mudanças para os alunos: Disciplina ao estudar; Organização do aprendizado (tempo), evitando o acúmulo de leituras e exercícios; Envolvimento como em qualquer curso presencial; A participação ativa; Combinação entre estudo e trabalho; Permanência do aluno em seu ambiente familiar; Menor custo por estudante; Diversificação da população escolar; Inclusão social; Autonomia do aluno; Materiais didáticos de alta qualidade; Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio; Apoio com conteúdos; Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade; apoio do pólo; e o apoio incondicional das Instituições de Ensino.

6) Leia o texto Conflito no Pará aguarda ação do governo. Cresce tensão na gleba Nova Olinda, onde omissão dos governos acirra atritos entre comunidades, madeireiros e grileiros. Até quando?

Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/conflito-no-para-aguarda-a-o/

Identifique e caracterize os atores envolvidos, conforme o quadro abaixo:


RESENHA - ANGELA MARIA SIMAN

No texto a autora explica e conceitua os modelos de políticas públicas a partir do trabalho de Dye (1981), que são os seguintes modelos: institucional, de processos, de grupos, de elites, racional, incremental, teoria dos jogos e modelo de sistema. Passo a explicação resumida de todos.


a) Modelo Institucional: É o estado que cria as políticas públicas, traças todas as características destas políticas por meio de leis. As instituições governamentais provocam importantes conseqüências na política. As instituições podem ser estruturadas de forma a facilitar algumas políticas e obstruir outras. Elas podem ser mais vantajosas para alguns grupos da sociedade do que para outros. Alguns indivíduos, grupos ou classes sociais podem ter maior acesso ao poder governamental sob certo arranjo institucional do que sob outro.

b) Modelo da Teoria do Grupo: procura-se o equilíbrio e a interação entre os grupos políticos e as políticas para que não ajam influencias de determinados grupos em detrimento de outros.

c) De Elites: As elites manipulam as opiniões públicas para que sejam realizadas as políticas públicas que quiserem, porque permanecerá como está e as mudanças favoreçam aos seus próprios interesses. Assim as políticas públicas são apenas incrementadas e nunca modificadas. As eleições e partidos são meramente representativos, porque apenas escolhem aqueles com quem mais se identificam e não aqueles que apresentam as melhores propostas políticas.

d) Política Racional: Aborda a eficiência do trabalho das políticas públicas. E para que o serviço seja eficiente é necessário que os gestores atendam as seguintes preferências das sociedades: as preferências sociais, políticas e econômicas. A formação de políticas racionais requer um sistema de tomada de decisão que facilite a racionalidade.

e) Modelo Incrementista: Dão continuidade as políticas públicas do governo anterior apenas incrementando algumas modificações de acordo com as necessidades públicas e as próprias alterações na decorrência das atividades. Ou seja, mudanças ocasionadas por menores efeitos e reflete efeitos de modificações pontuais, normalmente sobre uma função ou unidade organizacional;

f) Teoria dos jogos: é a escolhas por partes dos atores das opções de políticas publicas apresentadas. Estudo das decisões racionais em situações nas quais dois ou mais participantes tem que fazer opções e o resultado depende das escolhas feitas por cada um deles.

g) Modelo Sistêmico: é o atendimento ao clamor da sociedade, ou seja, as condições do ambiente impulsionam os resultados.



Ao final da leitura do texto e depois mais algumas pesquisas sobre o assunto posso concluir que os modelos de políticas públicas não conseguem, com precisão, não conseguem atender aos efetivos interesses da sociedade no momento que passam e estar implantados. Assim, as comparações entre os modelos de políticas publicas devem ser baseadas na utilização de indicadores, pois quando se analisa criteriosamente implementação destas políticas é que se pode diagnosticas com precisão a efetividade dos processos políticos e como a sociedade se comporta durante o cumprimento delas.

Compreendi que os modelos de política pública são muito importantes para ajudar no desenvolvimento econômico dos países e que eles favorecem o bem estar de toda a coletividade. Para se chegar a este conceito, é necessário compreender a sistematização da criação, a aplicabilidade e da avaliação da política pública, principalmente se os processos foram passar por grandes transformações, seja de um governo para o outro, seja na mesma gestão, porque estas podem gerar grandes custos para o Estado. De outra forma, se o modelo adotado for o modelo de Elites as decisões serão tomadas de acordo com o interesse de uma minoria.

Em se tratando do Brasil pode se constatar que o modelo de política pública pelo Estado adotado é o das Elites, porque os nossos políticos têm ligações diretas com empresas nacionais e internacionais. Eles formam a elite são eles que influenciam a tomada de decisões em nosso país que visem o bem estar o lucro deles mesmo, não fazendo separações entre o público e o privado e deixando de atender ao princípio mais importante da administração pública que é a supremacia do interesse público.